Semana para divulgar

Segunda-feira que vem começa a sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento – organizado pelo Departamento de Popularização e Difusão de C&T (órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia) – acontece em todos os estados do país. Estão programadas palestras, feiras de ciência, oficinas, exibição de filmes e o que mais a imaginação permitir.

O crescimento da SNCT é notório. Os números de público e atividades sempre batem os dígitos do ano anterior. O que também tem aumentado é a quantidade de instituições no evento – fruto da parceria que o Ministério faz com secretarias estaduais e municipais.

Só para lembrar: qualquer instituição pode se inscrever na Semana, basta visitar a página do evento. Em 2009, 492 cidades realizaram 24.978 atividades.

“Em ano eleitoral, a energia das pessoas está direcionada para um outro lugar. Mesmo assim, a Semana continua muito animada. São milhares de pessoas, todas voluntárias, que não ganharam dinheiro, trabalhando conosco”, diz à CH On-line Ildeu de Castro Moreira, idealizador da SNCT.

E completa: “São pessoas que sobem rios, carregam peso, vão para lugares distantes. Isso é o que faz a Semana”.

Tema

O tema desta edição, que termina no domingo (24), é “ciência para o desenvolvimento sustentável”. Tema caro para o Brasil (vide as eleições) e em voga em todo o mundo – sobretudo em 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade.

Cartaz SNCT 2010

“Existe hoje a preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica Ildeu, dessa vez em artigo escrito para o Jornal da Ciência

“Além de inúmeras atividades de divulgação científica, serão promovidas discussões sobre como pesquisar e utilizar os recursos naturais brasileiros e sua biodiversidade, de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população”, diz, ainda no artigo.

Programação

O trabalho de destacar uma atividade interessante na SNCT não é do mais fáceis, já que o evento acontece, de modo heterogêneo, por todo o Brasil. Alguns estados, como o Rio de Janeiro, tiveram o cuidado de disponibilizar a programação[PDF] de forma mais organizada.

Aliás, Ildeu está no Rio para os preparativos do evento. À CH, ele revelou que toda a Cinelândia (região do Centro da Cidade) contará, nestes dias, com internet sem fio gratuita. Consequência de uma  parceria feita especialmente para o evento entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e o município.

Ainda é possível fazer uma pesquisa ampla das atividades na página da SNCT. Ildeu de Castro Moreira destaca algumas em seu artigo no Jornal da Ciência.

Tendas da ciência em várias capitais, como Brasília e Rio de Janeiro; atividades nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha (MG) e no litoral do Paraná; ações conjuntas em Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco; grande evento de divulgação, iniciação científica e feira de ciência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Semana Potiguar de C&T que, além de Natal, atingirá municípios do interior do RN, com os programas Pesquisa Vai à Escola e Escola Vê Ciência; um grande saveiro feito de garrafas PET, no Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, além da ampliação do evento no interior da Bahia; no Amazonas, atividades em todos os municípios, além de ações conjuntas em Letícia e Tabatinga integrando as atividades da SNCT com a Semana da C&T da Colômbia; em São Luís, acontecerá a 1ª Mostra Científica do Maranhão; muitas atividades ocorrerão em Campinas, São José dos Campos e outras cidades de SP, e na capital paulista estará o caminhão da ciência (Promusit) do Museu de C&T da PUC-RS; no Acre, muitas atividades em Rio Branco, em particular sobre a biodiversidade acreana; em Boa Vista (RR) acontecerá a Reunião Regional da SBPC; diversos concursos estão sendo realizados no país dentro da SNCT, em particular um para crianças e jovens, sobre biodiversidade, numa parceria de museus de ciência (Museu da Vida e MCT-PUC/RS) e o jornal O Globo; várias FAPs estão apoiando atividades na SNCT por meio de editais específicos, como no Tocantins, Maranhão e Sergipe.

O portal do maior evento de divulgação científica do país – e um dos maiores do mundo – traz também vídeos que contam a história de vida de vários cientistas bem-sucedidos do país. Semana que vem, é tempo de formar outros.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line