Sob (nem tão) nova direção

Manter a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) em diversas frentes e preparar cada vez mais suas publicações para o futuro. Essas foram as metas definidas pelo novo diretor-presidente do ICH, o físico Alberto Passos Guimarães Filho, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), durante apresentação oficial, nesta segunda-feira (08/07), da nova diretoria da instituição. Além de sua nomeação para o cargo, a única mudança na diretoria foi a chegada do antropólogo Otávio Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   

O novo diretor-presidente elogiou o trabalho da equipe do ICH e a qualidade de suas publicações impressas e na internet. Reforçou, também, a vontade de levar a Ciência Hoje a novos formatos. “Nosso objetivo também será levar nossas publicações para todas as plataformas, como celulares e tablets, para torná-las acessíveis a todos os leitores”, afirmou Guimarães. 

O físico assume a posição depois da saída do cientista político Renato Lessa, novo diretor da Fundação Biblioteca Nacional. Guimarães, que já integrava a diretoria na gestão anterior, é um dos quatro pesquisadores que fundaram a Ciência Hoje, em 1982, ao lado do neurocientista Roberto Lent, do físico Ennio Candotti e do biólogo Darcy Fontoura de Almeida.

Confira o documentário Ciência Hoje – 30 anos, com a participação do novo diretor-presidente e do novo membro da diretoria do ICH

Otávio Velho, novo integrante da diretoria do ICH, também é um colaborador antigo do Instituto. O antropólogo já foi membro de seu Conselho Diretor e atuou como integrante do Conselho Editorial e como editor científico da revista Ciência Hoje, sendo um dos mais antigos colaboradores do projeto. 

Ele comemorou seu retorno e destacou o fortalecimento do projeto nos últimos anos. “É um grande prazer estar de volta, tanto que me deixei convencer”, argumentou. “Minha impressão sobre o momento atual do ICH é positiva, em especial pela visibilidade dos temas das ciências sociais, ainda maior do que existia antes.” 

Além de Guimarães e Velho, a diretoria do ICH é composta pelo físico Caio Lewenkopf, da Universidade Federal Fluminense (UFF); pelo bioquímico Franklin Rumjanek, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pela socióloga Maria Lucia Maciel, também da UFRJ.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line