Tal mão, tal rosto

 

       

Dê uma olhada nos dedos da sua mão e observe qual é mais comprido: o anelar ou o indicador? Você acreditaria se alguém dissesse que existe uma relação direta entre o comprimento desses dedos e a masculinidade do rosto de um homem? Parece até superstição, mas pesquisadores ingleses e austríacos acabam de apontar justamente a existência dessa correlação.

null

O dono de qual dessas mãos tem o rosto com feições mais masculinas?

Segundo o estudo coordenado pelo psicólogo Nick Neave, da Universidade de Northumbria (Inglaterra), o nível pré-natal de testosterona no sangue — que pode ser avaliado pelo comprimento do indicador e do anular — é responsável pela constituição dos traços do rosto dos homens.

No artigo publicado em 24 de julho na revista Proceedings of the Royal Society , sua equipe conclui que os padrões que caracterizam um rosto masculino — como ossos salientes na maçã do rosto, mandíbula e queixo — são determinados antes mesmo do nascimento e apenas esculpidos durante a puberdade.

A razão entre o comprimento do dedo indicador e o do anelar é um dos indícios da quantidade de testosterona a que uma pessoa estava exposta antes de nascer. Esse hormônio é produzido tanto pelos testículos em formação do feto quanto pela mãe. Estudos anteriores comprovaram que, quanto maior a taxa de testosterona no ambiente uterino, mais longo o dedo anelar do bebê. Homens apresentam em geral o anelar maior que o indicador; já as mulheres tendem a ter ambos com o mesmo comprimento ou o indicador mais comprido.

Os pesquisadores recrutaram 48 homens para o estudo e utilizaram a proporção entre o indicador e o anelar de cada um para apontar sua taxa pré-natal de testosterona. Em seguida, fotos dos rostos dos voluntários foram mostradas a 36 mulheres, que deram notas de 1 a 7 para avaliar se eles eram masculinos, dominadores e atraentes.

Os resultados mostram que os homens com o dedo anelar maior que o indicador foram classificados como masculinos e dominadores, mas não necessariamente mais atraentes. No entanto, a avaliação da atratividade estava correlacionada à de masculinidade e dominância. “Isso sugere que atratividade é uma percepção complexa parcialmente determinada pela masculinidade e dominância, mas algum outro fator também deve ser importante,” disse Neave à CH On-line .

A taxa atual de testosterona dos voluntários também foi medida, mas não influiu na avaliação das voluntárias, o que reforça a conclusão de que as feições do rosto dos homens são determinadas muito antes do nascimento.

Mulheres com o dedo anelar mais longo que o indicador não têm necessariamente o rosto com padrões masculinos, mas, segundo Neave, evidências sugerem que elas têm um comportamento mais masculinizado, como preferência por brincadeiras mais brutas na infância.

Neave pretende prosseguir os estudos sobre a proporção dos dedos indicador e anelar e características físicas e comportamentais. Ele está analisando se essa proporção está ligada às características vocais de homens homossexuais e heterossexuais, à habilidade espacial dos homens, à habilidade esportiva de ambos os sexos e à tendência a ser canhoto ou destro.

Liza Albuquerque
Ciência Hoje On-line
16/09/03