Trajetória coroada

                

O neurocientista Roberto Lent, um dos criadores da revista Ciência Hoje e colunista da CH On-line.

O neurocientista Roberto Lent, um dos criadores da revista Ciência Hoje e colunista da CH On-line, teve sua trajetória de três décadas de dedicação à divulgação científica coroada com um prêmio internacional. Lent, que é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi escolhido para receber a primeira edição dos Prêmios Regionais de Compreensão Pública da Ciência, concedidos pela Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (Twas, na sigla em inglês).

O anúncio foi feito na semana passada, durante reunião da Twas realizada em Trieste, na Itália. Esta é a primeira edição do prêmio organizado por essa academia, que tem como objetivo promover a ciência para estimular o crescimento sustentável dos países em desenvolvimento.

Outros três nomes também foram premiados ao lado de Lent, que foi escolhido por um comitê montado pelo escritório regional da Twas para a América Latina e Caribe. Pelo escritório da Ásia Central e do Sul, o laureado foi o físico Pervez Hoodbhoy, da Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad (Paquistão). O escritório do Mundo Árabe elegeu o matemático Adnan Hamoui, da Fundação para o Progresso das Ciências do Kuwait, e o da África Subsaariana indicou a jornalista de ciência sul-africana Christina Scott, correspondente da revista eletrônica SciDev.Net.

“Prêmios como esse representam um estímulo a quem atua na área de divulgação científica, que é tão importante e tão pouco reconhecida pela própria comunidade científica”, avalia Roberto Lent. “As iniciativas de divulgação são uma intermediação entre a atividade científica propriamente dita e a compreensão da ciência pelo público, que é absolutamente necessária tanto para a sociedade quanto para a ciência.”

Três décadas de divulgação científica
O prêmio representa o reconhecimento de um envolvimento com a divulgação científica que remonta a 1977, quando Roberto Lent participou da equipe que organizou uma série de conferências científicas voltadas para o grande público. O mesmo grupo de pesquisadores esteve por trás da fundação, cinco anos mais tarde, da revista Ciência Hoje, criada para mostrar à sociedade o que estavam fazendo os pesquisadores brasileiros (leia mais sobre a história da revista).

Desde então, a revista CH teve filhotes – a revista Ciência Hoje das Crianças, a série de livros Ciência Hoje na Escola e a revista eletrônica CH On-line, na qual Lent mantém desde abril de 2006 uma coluna mensal, chamada “Cem bilhões de neurônios”. Os textos de Lent são atualizados na última sexta-feira do mês e abordam as descobertas recentes da neurociência em linguagem simples e atraente.

Lent tem promovido também iniciativas de divulgação da neurociência para o público infantil. Para esse segmento, o neurocientista já publicou a série de livros Aventuras de um neurônio lembrador, que deu origem a uma peça teatral encenada em 2006 e que deve voltar aos palcos no ano que vem. Sobre o mesmo tema, Lent publicou, em parceria com o cartunista Flávio de Almeida, os quadrinhos da série As aventuras de Zé Neurim, veiculados na CH On-line entre setembro de 2005 e janeiro de 2006.

O neurocientista é também sócio da editora Vieira&Lent, que tem na divulgação científica uma de suas principais áreas de atuação. Uma das últimas iniciativas da editora nesse campo é a coleção Ciência no bolso, que apresenta temas científicos atuais em linguagem e preço acessíveis. Lent é ainda o autor de Cem bilhões de neurônios, obra de referência de neurociência adotada em todo o Brasil. Atualmente, ele está concluindo uma versão revista, ampliada e atualizada do livro, que deve ganhar três novos capítulos.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
19/11/2007