Um portal para a ciência latino-americana

Entra no ar em 29 de maio o portal latino-americano do projeto Science and Development Network (Rede de Ciência e Desenvolvimento) — ou SciDev.Net, na abreviatura como a iniciativa é mais conhecida. O objetivo do portal é discutir problemas e soluções comuns para questões ligadas à ciência e tecnologia nos países da região. Seu lançamento foi marcado por um workshop que discutiu as relações entre ciência, comunicação e sociedade na América Latina, realizado em 14 de maio na Universidade Federal de São Paulo.

Logotipo do seminário Ciência, comunicação e sociedade – a experiência da América Latina (arte: Museu da Vida/Fiocruz)

No ar desde 2001, o SciDev.Net pretende disponibilizar informações sobre ciência e tecnologia que tenham implicações para os países em desenvolvimento. O projeto conta com um site principal, com conteúdo de interesse global, além de portais regionais. O latino-americano é o segundo a entrar em atividade — um portal dedicado à África havia sido lançado em 2002, e outros estão previstos para o futuro.

O portal latino-americano — cujo endereço é www.scidev.net/americalatina — apresenta notícias, artigos de opinião e dossiês especiais sobre a ciência e tecnologia latino-americana. A maioria dos textos está disponível em inglês, espanhol e português. Em destaque na versão inaugural do portal, estão um artigo sobre a ciência no Brasil do governo Lula, um texto que discute a crise na ciência mexicana ou uma reportagem sobre a participação feminina na ciência argentina, por exemplo.

Segundo Hebe Vessuri, presidente do Comitê de Assessores do novo portal, a iniciativa pretende facilitar o fluxo de informação com outras regiões em desenvolvimento, valorizar a ciência e a tecnologia locais e dar a elas visibilidade global. No evento de lançamento do portal, ela defendeu que a iniciativa pode ajudar a resolver a falta de cooperação que caracteriza a ciência latino-americana. “Nossos problemas são comuns, mas ainda nos falta um espaço regional para a comunicação da ciência”, aponta. Já David Dickson, diretor de SciDev.Net, ressaltou que a iniciativa permite que a América Latina tenha voz própria para defender seus interesses na esfera mundial da divulgação científica.

Na medida em que propõe criar um fórum regional de divulgação científica, o portal pode estreitar os laços entre ciência e sociedade na América Latina. Ele pode assim ajudar a estabelecer um ‘contrato social’ que justifique o papel da ciência junto à sociedade. No lançamento do portal, Carlos Abeledo, do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Buenos Aires (Argentina), apontou a ausência de um tal contrato na América Latina, ao contrário da Europa ou dos Estados Unidos, “A política científica nunca foi um componente importante das políticas públicas dos nossos países.”

 

 

Bernardo Esteves
Ciência Hoje on-line
28/05/03