Um prêmio pelo meio ambiente

Uma série de matérias que abordam a questão do garimpo do ouro no Brasil e a contaminação ambiental provocada pelo mercúrio, associada não apenas às atividades de garimpagem, deu ao Instituto Ciência Hoje mais um prêmio de jornalismo. Assinado por Henrique Kugler, o especial ‘Rastros do mercúrio’ foi um dos vencedores do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, anunciado ontem (06/11).

Publicada na Ciência Hoje On-line entre os dias 17 e 20 de junho, a série conquistou o primeiro lugar dentre os 230 trabalhos inscritos no tema ‘sustentabilidade – mudanças ambientais’, categoria linguagem escrita – on-line. Os vencedores foram escolhidos por dois comitês, formados por pesquisadores de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Universidade de São Paulo e por jornalistas da grande imprensa e de organizações como a WWF e a SOS Mata Atlântica.

A série conquistou o primeiro lugar dentre os 230 trabalhos inscritos na mesma categoria

Kugler já havia recebido neste ano o prêmio Imprensa Embratel pela reportagem ‘Paraíso dos agrotóxicos’, publicada em setembro de 2012 na revista Ciência Hoje. Nela, o jornalista apresenta um balanço do uso de aditivos agrícolas no Brasil – o maior consumidor desses produtos no planeta – e questiona o custo social e de saúde pública dos pesticidas usados para manter o bom desempenho da agricultura nacional.

O especial agora premiado trata da polêmica gerada por uma resolução do estado do Amazonas que, na contramão da história, regulamenta o uso de mercúrio no garimpo artesanal. Além disso, traça um panorama histórico e contemporâneo da contaminação por mercúrio, apontando origens do problema e seus impactos ambientais e para a saúde.

Criado em 2007, o prêmio Allianz Seguros de Jornalismo visa incentivar e valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros. O tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais passou a fazer parte da premiação em 2008. As matérias vencedoras ganharam troféu, certificado e um prêmio no valor de R$ 15 mil.

Thaís Fernandes
Ciência Hoje On-line