Uma caixa de som que vale por doze

 

O dodecaedro sonoro une o grande alcance de som ao baixo custo e é ideal para eventos ao ar livre. (Foto cedida pelo pesquisador).

Em um show ao ar livre, o pouco alcance das caixas de som é um problema tanto para o técnico de áudio quanto para o público, que se aperta em frente ao palco. Pensando nisso, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) projetaram um equipamento com 12 alto-falantes que irradiam o som em direções variadas, aliando o amplo alcance ao baixo custo. O dodecaedro sonoro tem design que permite seu uso em diversos eventos ao ar livre e dispensa as caixas acústicas convencionais.

A idéia não é nova, conforme esclarece o engenheiro mecânico Sylvio Bistafa, professor do Laboratório de Acústica Aplicada da Poli/USP e coordenador da pesquisa. “A caixa de som com várias faces já existe há mais de 30 anos, mas era usada para testes específicos em salas de concertos.” O grande público não conhecia o produto. “Resolvemos dar ao aparelho um novo destino”, explica, esclarecendo que o trabalho rendeu uma patente de desenho industrial à Agência USP de Inovação.

O protótipo do aparelho, com aproximadamente 40 cm de diâmetro, foi construído com 12 faces para unir um grande alcance de som ao baixo custo, mas nada impede que a caixa seja produzida com outro número de faces. “Tudo vai depender do preço dos alto-falantes e da capacidade do amplificador que alimenta o sistema de som”, explica o pesquisador. Já existe uma empresa interessada em produzir o equipamento em larga escala, mas as negociações com a USP ainda estão em fase inicial.

Segundo Bistafa, o dodecaedro pode ser usado em shows ao ar livre ou para comunicados públicos em locais como rodoviárias, aeroportos e estações de trem e metrô. O aparelho não é indicado para locais fechados e pequenos. “O alcance não é uma característica essencial para caixas de som em ambientes desse tipo, como salas de estar, por conta das múltiplas reflexões sonoras que ocorrem em suas superfícies”, ressalta. O engenheiro diz que a caixa poderia atender até mesmo ao carnaval de rua. “Produzimos um protótipo pequeno para facilitar o transporte, mas o dodecaedro pode ter tamanhos variados e, com as dimensões adequadas, dar conta de um trio elétrico facilmente.” 

Fernanda Alves
Ciência Hoje On-line
27/06/2007