Ver, ouvir e fazer ciência

Apesar de o Dia Nacional da Ciência ser 8 de julho, é em outubro que acontece a Semana Nacional de C&T, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) para popularizar o tema. As comemorações deste ano começam nesta segunda-feira (17/10) com eventos gratuitos em todo o país voltados à divulgação científica.

Dando continuidade à linha ecológica do ano passado, quando a semana tratou especialmente de sustentabilidade, esta edição tem como tema central “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Mais de 700 instituições científicas e escolas de todos os estados brasileiros vão receber palestras, oficinas, feiras, exposições e mostras de vídeos sobre esse tema e sobre ciência em geral. A programação específica de cada cidade pode ser consultada na página do evento

A semana ainda conta com alguns projetos de âmbito nacional. Um deles, novidade na programação, busca divulgar a ciência no mais abrangente meio de comunicação: o rádio.

Mais de 700 instituições de todo o Brasil vão receber palestras, oficinas, feiras, exposições e mostras de vídeos sobre ciência

Organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCT&I, com a colaboração do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o “Ouvir Ciência” disponibiliza para as emissoras de rádio interessadas um conjunto de programas radiofônicos sobre ciência e tecnologia.

Além de ouvir ciência, o público será incentivado a vê-la em movimento por meio do projeto A ciência que eu faço, que reúne depoimentos em vídeo de cientistas brasileiros falando sobre suas pesquisas e seu cotidiano, e da mostra VerCiência, que todo ano exibe, nos municípios interessados, filmes e documentários sobre ciência de todo o mundo feitos para TV.

Nesta edição, o destaque da mostra é a pré-estreia mundial do documentário Fukushima: mapeando a radiação, do canal japonês NHK, sobre a contaminação ambiental após o desastre na usina nuclear de Fukushima. No filme, dois cientistas saem a campo por conta própria e percorrem mais de 3 mil quilômetros para recolher amostras de solo e fazer medições da radioatividade.

Semana de ciência, ano da química
A Semana Nacional de C&T também vai dar continuidade às comemorações do Ano Internacional da Química. O carro-chefe dessa vertente de atividades será o Ph do Planeta, um experimento global de coleta e medição da qualidade da água que contará com a participação de crianças de escolas públicas de todo o país.

Centenas de escolas brasileiras receberam da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e do MCT&I 25 mil kits químicos para medir a acidez da água. Os resultados obtidos durante esta semana integrarão um banco de dados mundial sobre a qualidade da água no planeta.

Jogo DNA
A criançada poderá brincar com um jogo de tabuleiro gigante no estande da revista CHC, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (imagem: Bianca Encarnação)

Outra dica, esta para as crianças, é participar das atividades promovidas pelo Instituto Ciência Hoje durante a semana nos estandes das revistas CH e CHC em Niterói e no Rio de Janeiro.

No Rio, a brincadeira será no Jardim Botânico, de quarta-feira (19/10) a domingo (22/10), de 9h às 15h, onde a criançada poderá ser os peões de um jogo de tabuleiro gigante sobre DNA.

Já em Niterói, serão relizados jogos de charadas na Praia de Icaraí e no Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, de 9h às 15h, sábado (21/10) e domingo (22/10).