Viagem guiada pelo céu

Carta celeste anual encartada no livro

A observação de estrelas e planetas fascina a humanidade desde as mais antigas civilizações. Porém, poucas pessoas conseguem apontar no céu a constelação do seu signo do zodíaco ou os planetas do Sistema Solar — a maioria visível a olho nu. O livro Planetas e estrelas: um guia prático de carta celeste destina-se a essas pessoas que não são iniciadas na astronomia, mas gostariam de saber um pouco mais sobre o tema e conhecer técnicas básicas de observação do céu.

O autor, o físico e professor aposentado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Arjuna Casteli Panzera, reuniu informações de diversas disciplinas, como física, história e astronomia, e sistematizou-as para guiar o leitor que pretende desfrutar o prazer de observar uma noite estrelada.

Nos capítulos iniciais, o autor descreve as dimensões gigantescas do universo com a ajuda de gráficos que fornecem uma noção nítida da insignificância do tamanho do nosso planeta quando comparado ao restante da Via Láctea. O livro traz também uma classificação das estrelas em função de seu brilho e cor, bem como uma descrição das principais constelações visíveis sem a ajuda de instrumentos. Grande parte delas foi batizada de acordo com lendas e mitos gregos que o autor conta no decorrer do livro.

As constelações de Andrômeda e Perseu foram batizadas segundo mitos gregos. Acorrentada num penhasco e prestes a ser devorada, Andrômeda foi salva pelo esposo Perseu e seu cavalo alado Pégasus

A obra traz ainda uma série de cartas celestes para orientar a observação do céu. No interior do livro, quatro mapas sazonais representam o céu brasileiro no início de cada estação do ano. Além disso, acompanha a edição uma carta celeste anual que o leitor pode levar a tiracolo quando for observar o céu. Esse mapa permite identificar planetas e estrelas de maneira fácil e divertida, o que pode ser feito tanto a olho nu quanto através de instrumentos óticos, como binóculo, luneta ou telescópio.

Se você quer aproveitar ao máximo a experiência de se observar constelações, nebulosas e galáxias que estão a milhares de anos luz da Terra, fuja da cidade e vá para um lugar com pouca iluminação. Em uma noite de céu claro e lua nova, é possível mergulhar num mundo fascinante com a ajuda desse livro.

Planetas e estrelas – um guia