Almoço de estrelas

Não é sempre que o destino permite um encontro de físicos tão célebres em torno de uma mesa – o almoço, no caso, se deu no restaurante do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), onde está ocorrendo a NSEQO 2009, sigla para designar a Conferência sobre Nanomagnetismo, Spintrônica e Óptica Quântica, que começou no último dia 11 e termina hoje. O evento é parte do Ano da França no Brasil e das comemorações pelo 60º aniversário de fundação do CBPF.

O repórter da Ciência Hoje, ao passar pelo local, notou o raro momento e o registrou (com a câmera de um celular).

Almoço das estrelas

No sentido horário, começando pela esquerda, estão Alberto Passos Guimarães Filho, do CBPF, um dos organizadores do evento e diretor do Instituto Ciência Hoje; Michel Dyakonov, da Universidade Montpellier II; Albert Fert, prêmio Nobel de Física de 2007, pela descoberta da magnetorresistência gigante, fenômeno que permitiu aumentar significativamente o armazenamento de dados nos discos rígidos de computador, tocadores de MP3 e outros dispositivos eletrônicos (obrigado, Dr. Fert!); Alain Aspect, do Laboratório Charles Fabry (Universidade de Paris XI), cujos experimentos, no início da década de 1980, mostraram que as ideias de Einstein sobre o comportamento do universo atômico e subatômico estavam equivocadas; e Elisabeth Giacobino, do Laboratório Kastler-Brossel e famosa divulgadora da ciência na França (foi do conselho editorial da revista La Recherche, que serviu de modelo para a criação da revista Ciência Hoje).

Aspect foi entrevistado hoje (13) pela revista Ciência Hoje. Entre outras coisas, ele contou como foi montar um experimento que desafiaria as ideias do maior físico do século passado, Einstein.


Cássio Leite Vieira
Ciência Hoje / RJ