Ciência no cronômetro

Já falamos por aqui da matemusicista Vi Hart, que contornava o tédio das aulas com rabiscos matemáticos no caderno. Mas que tal assistir a aulas realmente interessantes? É o que pretende um parceiro de Vi Hart, o matemático, engenheiro e cientista da computação Salman Khan, com sua ‘escola’ virtual batizada Khan Academy.

Com mais de 2.600 vídeos, a Khan Academy se pretende mais do que uma videoteca educativa. O site disponibiliza também exercícios interativos que vão de operações básicas, como soma e diminuição, até conceitos mais complexos, como o teorema do ângulo bissetor. A cada dúvida, o aluno pode assistir a vídeos que tratam do assunto e ainda pedir ajuda on-line para resolver os problemas. 

Pais e professores também podem acompanhar o rendimento e progresso dos estudantes por meio dos gráficos e tabelas criados a partir da quantidade de tempo dedicada aos exercícios, acertos e erros.

Tudo é muito simples: os vídeos lembram um quadro-negro – uma tela preta é o suporte para o ‘giz’ virtual branco, e as fórmulas e desenhos são feitos ‘a mão’ – e os exercícios são apresentados em uma tela branca, com as opções de resposta ao lado.

A tecnologia existe hoje para mudar a educação e estamos tentando construir as ferramentas e recursos que todo o estudante merece ter

Acima dos múltiplos títulos de Khan está o de educador. Em entrevista à revista Bloomsberg Businessweek, ele conta que a ideia da Khan Academy surgiu quando dava aulas particulares para sua sobrinha, que tinha dificuldades com conversões de unidades.

No site da Khan Academy, ele explica o ideal por trás da iniciativa: “achamos que a tecnologia existe hoje para mudar [a educação global] e estamos tentando construir as ferramentas e recursos que todo o estudante merece ter”.

Confira vídeo da Khan Academy sobre operações em mercado aberto

Física em um minuto

O idealismo de Khan, bem como a leveza da nossa matemusicista Vi Hart, inspirou também o físico canadense Henry Reich a criar o Minute Physics, um canal no Youtube – agora divulgado semanalmente pela revista New Scientist – no qual ele explica conceitos de física em 30 segundos.

A animação bem feita, juntamente ao desenho divertido – e, digamos, mais rebuscado que o da Khan Academy –, se justifica pela dedicação mais recente de Reich à produção audiovisual.

“Estudei física na Universidade de Waterloo, em Ontário, e agora estudo produção de filmes na Universidade da Califórnia do Sul”, conta. “Meu pai é professor de ecologia e fisiologia, então sempre fui interessado em lógica e raciocínio, mas também desde pequeno gosto de contar histórias e fazer filmes.”

“Explicar tudo em um minuto é um desafio maravilhoso de criatividade e habilidade de contar histórias”

A união de interesses tornou-se desafio na hora de explicar conceitos como energia escura (uma homenagem ao Nobel de Física deste ano), tunelamento quântico e o som do hidrogênio, o preferido da redação. “As pessoas não visitam o Youtube para assistir a aulas de uma hora de duração – para isso existem as universidades!”, brinca Reich. “Explicar tudo em um minuto é um desafio maravilhoso de criatividade e habilidade de contar histórias.”

Apesar das semelhanças ideológicas, o Minute Physics, em termos concretos, é bastante diferente da Khan Academy – e também dos vídeos de Vi Hart. As lições de Khan duram 15 minutos e são bastante detalhadas.

Já os vídeos de Reich – mais dinâmicos e envolventes – suscitam uma fascinação inicial pelo assunto tratado. E o internauta, se assim lhe convier, pode buscar outras fontes para aprofundar seu conhecimento sobre o tema em questão.

Assista ao vídeo “O som do hidrogênio”, do Minute Physics, desenvolvido por Henry Reich

Isabela Fraga
Ciência Hoje/ RJ