Economia

 

Em análises e projeções do mercado internacional, economistas e pesquisadores desenvolvem estudos que, a partir da observação cronológica de dados, permitem prever riscos nos negócios e oscilações nos indicadores macroeconômicos: são as chamadas séries temporais. E por um longo tempo séries como taxas de crescimento econômico, produto interno bruto (PIB), juros e preços eram, apesar de voláteis, consideradas estacionárias (estáveis) pelos métodos-padrão de estudo.

Robert Engle e Clive Granger (fotos: reprodução)

Os economistas Robert Engle e Clive Granger tiveram fundamental importância no desenvolvimento de dois conceitos que permitissem análises das séries temporais sem que fosse ignorada sua volatilidade. Erros foram minimizados e os estudos de mercado se tornaram mais precisos a partir da utilização dos conceitos cunhados por eles. Esse foi o mérito reconhecido pela Real Academia de Ciências da Suécia, ao anunciar em 8 de outubro que o Nobel de economia 2003 será dividido entre os dois pesquisadores.

O americano Engle, professor da Universidade de Nova York, desenvolveu métodos de análises de séries temporais econômicas — estimativa e previsão da incerteza no preço dos ativos financeiros — a partir do conceito de ‘volatilidade temporal’ ( Arch , em inglês).

Já o britânico Granger, professor emérito da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), cunhou o conceito de ‘co-integração’ para a combinação estacionária de variáveis voláteis da macroeconomia — de difícil modelagem, pois têm uma tendência de crescimento (ou queda) ao longo do tempo.

Aplicados às projeções de economistas e pesquisadores, os modelos aumentaram o grau de precisão das análises ao considerar determinantes as oscilações inconstantes tão comuns aos domínios da economia. A maior conseqüência foi permitir o aperfeiçoamento da análise dos indicadores macroeconômicos de um país, como também das taxas de risco do mercado financeiro. Os estudos passaram a ser mais confiáveis e os conceitos, criados na década de 1980, capturaram propriedades-chave de muitas das séries temporais econômicas.

O economista João Victor Issler, da Fundação Getúlio Vargas, explica que cada um dos conceitos tem aplicação em diferentes níveis. “O Arch é utilizado em previsões do mercado financeiro. Ele permite a projeção de retorno de determinados investimentos feitos a longo prazo. Por outro lado, a ‘co-integração’ é importante para pesquisas macroeconômicas pois possibilita a construção de modelos de índices não estacionários como PIB, taxas de juros e preços, por exemplo.”

Issler, que já assinou dois artigos em co-autoria com Engle, ressalta ainda que os dois conceitos têm como funções comuns a compreensão e previsão de dados econômicos voláteis com uma precisão impossível de ser alcançada até o período em que essas noções foram elaboradas.

Engle é o 35 o norte-americano a receber o Nobel de economia e dividirá o prêmio de cerca de 1,3 milhão de dólares com Granger.

 

Conheça alguns dados biográficos dos laureados

 

Julio Lobato
Ciência Hoje On-line
08/10/03