Mais ciência na TV

Semana passada, o físico teórico brasileiro Marcelo Gleiser, do Dartmouth College, nos Estados Unidos, esteve perto da redação da CH On-line, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Famoso por seu trabalho de divulgação científica – que lhe rendeu o Prêmio José Reis em 2001 –, Gleiser não veio falar para o grande público dessa vez. 

Sua palestra ‘Solitons, Oscillons e Emergência de Complexidade na Natureza’ (com complexidade até no nome) foi dirigida para as mentes afiadas dos físicos da instituição.

Mesmo assim, aproveitamos a ocasião para uma rápida conversa com o físico sobre os desafios da divulgação científica e, também, sobre a sua atual pesquisa com o que chamou de oscillons, invisíveis ondas que nunca terminam de vibrar e estão em todo lugar.

Na entrevista, Gleiser, que já teve um quadro só seu no programa de TV Fantástico, defende mais espaço para a ciência nesse meio de comunicação. Segundo o físico, a TV ainda é a melhor ferramenta para atingir um grande número de pessoas no Brasil. 

Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line