Não uso óculos!

Nos laboratórios de pesquisa do Japão, pode estar nascendo a tecnologia que irá nos permitir assistir a filmes em 3D sem óculos. A novidade é uma variação dos conhecidos hologramas, aquelas fotografias tridimensionais.

Hologramas podem ser vistos em muitos produtos – principalmente como selos de autenticidade. Essas imagens em 3D são feitas com luz laser. Um dos problemas dessa técnica é que os objetos reproduzidos ficam em geral com apenas uma cor.

Ou, em outros casos, se coloridos, como aqueles hologramas de cartão de crédito, perdem algo em resolução. Além disso, é preciso mudar o ângulo de visão (ou seja, mexer a cabeça) para observar a imagem com mais detalhes.

Agora, a equipe de Miyu Ozaki, da Universidade de Tóquio (Japão), desenvolveu um tipo de holograma que, para sua obtenção, usa luz branca. Vantagens: as cores são exatamente as do objeto ‘fotografado’.

A técnica, em vez das partículas de luz (fótons) dos lasers, usa propriedades de elétrons (plásmons) que se propagam sobre uma finíssima placa de metal, que funciona como um tipo de filme fotográfico.

Para nossos propósitos aqui, podemos imaginar um plásmon como se fosse uma onda criada coletivamente pelos elétrons que se movimentam livremente no interior do sólido (no caso, o metal). Essa onda chega à superfície do metal e lá interage com a luz, e essa interação é importante nesse novo processo holográfico.

Como toda descoberta recém-nascida, o processo desenvolvido pelo grupo de Ozaki – e publicado na Science – carrega limitações. Por exemplo, ainda se precisa de lasers para a preparação de propriedades das chapas de metal.

Mas já se vislumbra que esse novo método poderá ser o ponto de partida para popularizar telas de TV, computadores e cinema em 3D sem a necessidade de usar aqueles óculos especiais.

Assista ao vídeo que mostra
imagem em 3D em movimento

 

Cássio Leite Vieira
Ciência Hoje/ RJ