Um espaço dedicado a chamar atenção para os riscos do câncer e a divulgar suas principais causas e formas de prevenção. Este é o recém-lançado museu virtual Acubens, um projeto do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que traz vídeos, jogos, informações e imagens sobre a doença, seu desenvolvimento, sua história e até receitas para uma alimentação mais saudável.
A ideia da iniciativa é abordar a doença de maneira lúdica, buscando conscientizar principalmente crianças e jovens sobre os riscos do câncer. “Muitos jovens acreditam que câncer é uma doença de pessoas idosas e não tem nada a ver com eles”, afirma a jornalista Claudia Jurberg, coordenadora do núcleo de divulgação do programa e responsável pelo projeto. “No entanto, é nessa fase que começam a se formar os hábitos que serão determinantes para sua saúde no futuro e é nela que os esforços de prevenção devem começar.”
A proposta fica clara, por exemplo, na seção ‘Previna-se’, na qual é possível navegar por uma casa virtual, com dicas de prevenção apresentadas em cada cômodo. O passeio traz informações que podem ser desconhecidas até para os mais informados. Já na interessante – e menos juvenil – área dedicada à gastronomia, é possível conferir receitas saudáveis que ajudam a prevenir doenças.
O museu também apresenta uma linha do tempo com a história do câncer (e da pesquisa sobre o câncer), desde a Antiguidade até os avanços feitos no Brasil. O acervo de imagens é bastante interessante, mas os textos que as acompanham são breves demais. Quem tiver mais interesse sobre o tema talvez tenha que recorrer a obras mais graúdas como o livro De doença desconhecida a problema de saúde pública: o Inca e o controle do câncer no Brasil, utilizado como fonte do material, ou mesmo à ‘biografia’ do câncer ganhadora do prêmio Pulitzer e resenhada aqui na CH On-line em 2012.
Em constante construção
Iniciativa de caráter interinstitucional, o Programa de Oncobiologia reúne centenas de pesquisadores de diversos centros de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro, como a Universidade Federal Fluminense, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Nacional do Câncer e a própria UFRJ. O acervo do museu reflete os trabalhos de divulgação científica já realizados pelo grupo. Nele estão incluídos, por exemplo, o livro-jogo Encruzilhadas, que simula as decisões de um adolescente em amadurecimento, e três animações, das quais já falamos na CH On-line, que abordam o uso do preservativo nas relações sexuais, os riscos do consumo do tabaco e a identificação de um câncer de pele.
Além de dar visibilidade a essas produções, a plataforma será continuamente alimentada pelos novos projetos desenvolvidos pelo grupo. Segundo Jurberg, novos jogos envolvendo temas que vão de higiene à ação de medicamentos no organismo estão em produção e há planos para uma nova animação, que terá como tema a relação entre álcool e câncer.
Com a proposta de unir educação e comunicação em saúde de forma prazerosa, Jurberg acredita que o museu é mais um passo no lento caminho para estimular a prevenção contra a doença. “Uma pesquisa do Inca mostrou que 70% das pessoas associam a doença a dor e sofrimento e, por medo, muitas evitam ações de prevenção e diagnóstico”, afirma. “Esse esforço de conscientização é um trabalho de formiguinha. O museu é uma ação pequena, mais uma peça que contribui nesse sentido.”
Por fim, se você estranhou o nome do museu, vale a explicação: Acubens não é nenhuma sigla complicada, mas sim uma referência à estrela alfa, uma das mais brilhantes da constelação de câncer.
Apesar de lançado esta semana, o Acubens já está nas redes sociais desde o ano passado, atuando na disseminação de informações sobre prevenção, alimentação e hábitos saudáveis. Por lá, o museu está com as inscrições abertas para seu II Concurso Cultural, que vai premiar com um Ipod o usuário que completar um diálogo de forma mais criativa e interessante. A ideia é atrair o público jovem e estimular o debate sobre a prevenção de forma criativa. Já estão previstos mais dois concursos para os próximos meses, que terão como prêmio um Ipad e uma filmadora. Fique ligado!
Marcelo Garcia