(fotos: ESA/Mars Express/HRSC)
O leitor bem poderia confundir a foto acima com um estudo conceitual sobre as possibilidades de uso da textura na fotografia contemporânea. No entanto, para contemplar a paisagem acima, digna de uma obra de arte, seria preciso percorrer algumas dezenas de milhões de quilômetros. Trata-se, na verdade, de uma foto dos antigos rios do vale Mangala, na superfície de Marte.
A imagem foi obtida pela Mars Express, sonda da agência espacial européia (ESA) que está na órbita do planeta vermelho. A nave tem tirado uma série de fotografias de alta resolução para mapear a atmosfera e a superfície marciana.
Os pesquisadores da ESA pretendem investigar sinais de água nas profundidades do solo, determinar a composição da superfície, a circulação dos gases e os elementos que constituem a atmosfera e estudar a interação do vento solar com o planeta. Para isso, eles utilizam câmeras de alta resolução e espectrômetros.
A ESA enviou a primeira expedição a Marte em junho de 2003, quando a Terra alcançou o ponto mais próximo do planeta vermelho nos últimos 60 mil anos. A Mars Express chegou a enviar o robô Beagle 2 para explorar a superfície marciana. Infelizmente, ele perdeu contato com a base após o pouso.
Marte é nosso mais fascinante vizinho. Apesar de se tratar de um pequeno planeta (tem aproximadamente a metade do raio da Terra), sua geografia impressiona. No lado oriental, há o Valles Marineris — fenda na crosta marciana que tem 4 mil km de comprimento, 600 km de largura e 7 km de profundidade. O maior desfiladeiro do planeta Terra — o Grand Canyon, nos EUA — tem ‘apenas’ 450 km de comprimento, 29 km de largura e 1,6 de profundidade.
A confirmação da existência de água aumentou ainda mais o interesse dos terráqueos pelo planeta vermelho. “O estudo de Marte pode nos ajudar a encontrar um lar quando a Terra não for puder mais oferecer condições para a vida humana prosperar”, apostam os responsáveis pela missão.
Clique nas imagens abaixo para conferir algumas das belas paisagens de Marte fotografadas pela Mars Express.
Dao & Niger Valles
Olympus Mons
Yardangs
Valles Marineris
Melas Chasma
Acheron Fossae
Eliana Pegorim
Ciência Hoje On-line
08/09/04
Veja outras imagens da Galeria CH On-line