Uma espécie de morcegos vampiros (que se alimentam de sangue) revelou uma habilidade até então nunca observada em animais desse tipo: eles são rápidos ao se locomoverem no chão. Um estudo recente da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revelou que esses mamíferos voadores também são capazes de correr com os quatro membros, diferentemente dos outros morcegos que, quando não estão no ar, andam pelo solo de um jeito desengonçado.

O morcego vampiro Desmodus rotundus é o único capaz de se deslocar por terra com rapidez e agilidade (foto: Universidade de Cornell)
O surpreendente galope do Desmodus rotundus foi registrado com uma câmera de vídeo por Daniel K. Riskin e John W. Hermanson e descrito na revista Nature de 17 de março. Em laboratório, eles testaram cinco machos adultos dessa espécie, originária das Américas Central e do Sul. O experimento consistiu em colocá-los em uma espécie de esteira: à medida que sua velocidade aumentava gradativamente, os animais começaram a correr.

Clique na imagem para assistir a um vídeo que mostra um morcego vampiro correndo em laboratório (arquivo .mov, 569 KB). Crédito: D. K. Riskin / J. W. Hermanson
Os pesquisadores acreditam que a habilidade de correr evoluiu de forma independente nos morcegos hematófagos, a fim de facilitar a busca por alimento. É provável que a maioria dos morcegos tenha perdido essa capacidade à medida que seus membros dianteiros tornaram-se mais especializados para voar. No entanto, a espécie D. rotundus pode ter readquirido esta característica independentemente, em um passado distante, quando tinha que caçar o sangue de animais mais velozes perto do solo.
Lia Brum
Ciência Hoje On-line
22/03/05