A poupança da natureza

A poupança da natureza

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Na coluna ‘Cultura Oceânica’, o texto A poupança da natureza aborda a importância das Unidades de Conservação (UCs) em ambientes marinhos para a sustentabilidade. Ao exemplificar duas UCs de grupos de manejo distintos, o texto possibilita o aprofundamento de conceitos sobre unidades de conservação para a compreensão desta estratégia de preservação/conservação contextualizando debates que perpassam as disciplinas biologia e geografia.

Possibilidades de abordagem:

  • Analisar as categorias de UC mencionadas no texto (Reserva Biológica de Atol das Rocas e Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte).
  • Aprofundar os conceitos de Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, traçando a diferença a partir dos elementos constituintes de cada UC estudada e suas regras de uso e manejo.
  • A partir do texto, é possível distinguir os objetivos dos grupos de manejo que compõem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a importância ecológica, econômica e social da preservação e conservação dos oceanos. Assim, com a exemplificação das UCs é possível refletir com os estudantes, a partir de aspectos biológicos e geográficos que as constituem, sobre a gestão do território onde estão inseridas.

Proposta de atividade:

Após a leitura orientada do texto com os estudantes, busca-se compreender a importância das UCs como estratégia de conservação e, sobretudo, a relevância do litoral brasileiro e sua sociobiodiversidade. Em seguida, sugere-se a divisão da turma em dois grupos para pesquisa em sites (indicações a seguir) sobre aspectos das UCs mencionadas e posterior apresentação do resultado encontrado à turma. Dentro de cada grupo, pode-se subdividir estudantes para uma análise mais aprofundada dos seguintes aspectos:

  • influência de fatores abióticos na biodiversidade;
  • objetivos de manejo da UC (conservação e recuperação, pesquisa, reintrodução de espécies etc.);
  • relação com a sociedade (atividades desenvolvidas na área e seus impactos positivos ou negativos);
  • impactos ambientais (locais e globais);
  • presença de espécies endêmicas e/ou em algum grau de risco de extinção e sua importância ecológica.

A partir da pesquisa e da apresentação de cada grupo sugere-se a condução do debate para identificar as diferenças entre os tipos de UCs, mostrando o porquê do enquadramento de cada área em um grupo e uma categoria distinta do SNUC. Nesse debate, a partir de perguntas, pode-se discutir conceitos de produtividade primária, importância de determinados grupos de organismos – como berçário de espécies –, diferença entre serviços ambientais e serviços ecossistêmicos, aspectos do clima e relevo, influência das populações humanas sobre áreas de preservação, estoque pesqueiro e outras atividades econômicas, além da função social da UC. Desta forma, os estudantes poderão compreender como os aspectos biológicos e geográficos estudados em cada UC expressam o enquadramento das unidades no grupo de UCs definidas no SNUC e suas respectivas categorias de manejo.

A atividade proposta fortalece o entendimento das UCs como estratégia essencial de conservação e recuperação da biodiversidade, bem como o papel do ser humano nesse manejo. A partir destas avaliações e de dados sobre as áreas de cobertura das unidades de conservação da costa brasileira, reflexões acerca de sua efetividade (representatividade ecológica e a conectividade dos remanescentes) podem gerar um interessante debate: “As UCs estão cumprindo seus objetivos de preservação/conservação? Isso é suficiente?”

Recursos utilizados:

Registro no Instituto SocioAmbiental (ISA) da UC REBIO Atol das Rocas https://uc.socioambiental.org/arp/1007

Exploração de gás e petróleo pode danificar área de preservação em Noronha https://uc.socioambiental.org/pt-br/noticia/214206

Registro no Instituto SocioAmbiental (ISA) da UC APA LN https://uc.socioambiental.org/es/arp/5018

Plano de Manejo APA LNhttps://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/no-dia-mundial-dos-oceanos-apa-marinha-do-litoral-norte-celebra-plano-de-manejo/

Mais sobre a REBIO Atol das Rocashttp://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/690