O texto “Como salvar uma espécie da extinção”, publicado em CH 424, apresenta ações de manejo para proteger animais ameaçados de extinção. Essas intervenções visam a restabelecer a população de determinada espécie, através da reintrodução de animais, reprodução em cativeiro, recuperação de hábitats e conexão entre fragmentos, além do combate a ameaças como caça e tráfico de animais.
Destaca ainda que as ações de educação ambiental podem ser consideradas a mais importante e eficiente de todas as medidas.
Após leitura do texto, sugerimos que pequenos grupos façam uma pesquisa de projetos nacionais que buscam a recuperação de espécies ameaçadas de animais nos diferentes biomas. O(a) professor(a) deve escolher um dos projetos listados no tópico “Recursos utilizados” e nos links listados na seção “Explore +”. Cada grupo pode pesquisar um desses projeto e apresentar sua pesquisa para a turma buscando responder às seguintes questões:
Projeto Mico Leão Dourado. Disponível em: https://micoleao.org.br/ . Acesso em setembro de 2025;
Instituto Arara-Azul. Disponível em: https://www.institutoararaazul.org.br/o-instituto/ . Acesso em setembro de 2025;
Com o manejo sustentável, comunidades ampliam a produção do pirarucu no Amazonas. Disponível em: https://www.florestamaisamazonia.org.br/noticias/com-o-manejo-sustentavel-comunidades-ampliam-a-producao-do-pirarucu-no-amazonas/ . Acesso em setembro de 2025;
Reintrodução de antas: projetos inspiradores em conservação. Disponível em: https://faunanews.com.br/reintroducao-de-antas-projetos-inspiradores-em-conservacao/ . Acesso em setembro de 2025;
Após 260 anos de extinção de bugios em Florianópolis, cinco famílias da espécie são soltas na Ilha de SC. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/07/05/apos-260-anos-de-extincao-de-bugios-em-florianopolis-cinco-familias-da-especie-sao-soltas-na-ilha-de-sc-video.ghtml . Acesso em setembro de 2025.