Esquizofrenia e autoimunidade

Esquizofrenia e autoimunidade:
uma relação que merece atenção

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Esquizofrenia e autoimunidade: uma relação que merece atenção”, publicado na CH 403, traz diversas informações sobre o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune em pessoas com esquizofrenia. Os avanços científicos relatados no texto permitem correlacionar estes sistemas com o sono e a aprendizagem, evidenciando mecanismos de prevenção e tratamento para a esquizofrenia. É um texto que possibilita múltiplas abordagens de conteúdos biológicos.

Possibilidades de abordagem:

  • Elaborar um glossário de termos para ampliar o vocabulário e desenvolver novos conceitos em Biologia; 
  • Compreender a relação existente entre autoimunidade, esquizofrenia e o sistema nervoso;  
  • Discutir a importância do sono para a aprendizagem;
  • Diferenciar etapas do método científico.

Proposta de atividade:

Considerando que o texto apresenta termos e conceitos que não são explicados e que podem ser distantes do vocabulário estudantil, sugerimos a construção de um glossário com os alunos à medida que a leitura for feita. Identificamos os seguintes termos: “observações clínicas anedóticas”, “pequenos ensaios clínicos”, “gêmeos monozigóticos (idênticos)/dizigóticos (fraternos)”, “toxoplasmose”, “líquido cefalorraquidiano”, “Estudos anatomopatológicos”, “anticorpos monoclonais”. 

Algumas questões podem ser tratadas com os estudantes em grupos menores:

  1. Como se calcula o risco de uma doença ser herdada geneticamente? (Sugerimos dois textos para aprofundamento. O texto 1 citado abaixo em “Recursos utilizados” é destinado aos alunos, e o item 1 do “Explore +” aos docentes.)
  2. Normalmente as pessoas consideram que os neurônios são o único tipo de célula presente no sistema nervoso. Encontre no texto outro tipo de célula e sua função para o bom funcionamento do sistema nervoso.
  3. Muitos estudos afirmam que o sono é fundamental para a aprendizagem. Encontre no texto a explicação biológica para isso. Faça uma reflexão: você dormiu bem hoje?
  4. O artigo mostra a importância de se considerar doenças autoimunes como forma de se conhecer melhor e tratar a esquizofrenia. Que evidências o texto aponta para sustentar essa afirmação?
  5. Ao final, o autor diz que: “Diferentes níveis de evidências vêm reforçando a instigante hipótese de que disfunções imunes possam contribuir para o desenvolvimento e a progressão de, pelo menos, parte dos casos de esquizofrenia”. O que ele quer dizer com a palavra “hipótese”? Por que não usar no seu lugar a palavra “teoria”? (sugerimos o texto 2 em “Recursos utilizados”).

Recursos utilizados: