Vale a pena construir grandes hidrelétricas na Amazônia? Quais são os impactos econômicos, sociais e ambientais deste tipo de construção? Para os autores e autoras do artigo “O impacto das hidrelétricas na Amazônia”, publicado na CH 417, a construção de hidrelétricas nos últimos anos promoveu mais prejuízos do que benefícios, especialmente para as populações locais. Cerca de 20 anos depois do início da construção de diversas usinas, é importante analisar os impactos deste tipo de obra e, consequentemente, deste tipo de modelo energético para o Brasil.
Esta atividade pode ser desenvolvida em sequência didática de 4 a 6 tempos de aula, em qualquer uma das três séries do Ensino Médio.
No primeiro momento, sugere-se que seja apresentada à turma a temática “Construção de hidrelétricas na Amazônia” e que cada estudante expresse algumas palavras que associe ao tema. A partir dessa atividade inicial, é possível apresentar brevemente para a turma diferentes modos de produção de energia (dentre eles, a energia hidrelétrica) e como a matriz energética brasileira é composta.
Em seguida, organize a turma em três grupos (populações tradicionais, representantes do governo e pesquisadores). Tendo feito a organização, apresente à turma o vídeo “Lutas na Amazônia: Conflitos entre Energia e Meio Ambiente” produzido pela TV ONU em 2013. Neste vídeo (link disponível no box “Explore+”), é possível identificar as expectativas e temores que envolviam a construção das grandes hidrelétricas na Amazônia. Cada grupo ficará responsável por sistematizar e apresentar para todos os pontos de vista do grupo social que representa. Com o término do vídeo, organize a turma de modo que cada grupo possa preparar suas anotações e estabeleça rodadas de apresentações e perguntas.
Com o fim do debate, disponibilize para a turma o artigo “O impacto das hidrelétricas na Amazônia”, publicado na CH 417, para que façam a leitura em casa e consigam analisar os seguintes aspectos:
a. Os municípios diretamente envolvidos com a construção das hidrelétricas;
b. O que se esperava com a construção das usinas;
c. Quais mudanças aconteceram durante a construção e após a instalação das usinas;
d. Possíveis alternativas.
No encontro seguinte, utilize um mapa da região Norte que contemple os principais municípios e a malha fluvial. Para as etapas a seguir, sugere-se o uso de adesivos que permitam a escrita, para que os registros realizados pela turma possam ser apresentados no mapa. Diante disso, localize, em conjunto com a turma, quais bacias hidrográficas são citadas no texto e quais municípios foram identificados. A partir da localização, é importante discutir sobre as características geomorfológicas do local, sobre a economia e as populações que viviam antes da construção da usina.
A turma pode indicar algumas palavras que sistematizem o que era esperado com a construção da usina e quais mudanças foram observadas. Por fim, retome o vídeo produzido pela TV ONU e questione a turma sobre os dois discursos apresentados. As populações tradicionais e pesquisadores, ainda em 2013, tinham razão em relação às suas preocupações? O que o artigo de 2025 nos possibilita avaliar sobre a expansão da construção de usinas hidrelétricas?
Por fim, a turma pode propor (inclusive utilizando recursos gráficos) quais medidas poderiam ser tomadas para mitigar os impactos das mega usinas hidrelétricas e para evitar que outras populações sofram com os impactos já observados.
Lutas na Amazônia: Conflitos entre Energia e Meio Ambiente – Século XXI / TV ONU. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kqPTr3U12io
Tapajós Livre: não à construção de hidrelétricas na Amazônia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6Ao65PqTADI