O texto de CH 415 intitulado “Os primeiros antibacterianos” conta uma história incrível e real sobre o desenvolvimento do Prontosil rubrum – um antibacteriano desenvolvido na primeira metade do século XX pelo médico alemão Gerhard Domagk. O texto apresenta os desafios de Domagk para provar a eficácia da droga até mesmo em sua própria filha. A dica de Química propõe a interpretação do riquíssimo texto e a análise estrutural das drogas antibacterianas do ponto de vista dos grupos funcionais presentes nas moléculas da penicilina, salvarsan e prontosil.
Alguns corantes podem ter atividade antibacteriana. Produtos como o azul de metileno e a violeta genciana, são medicamentos bem antigos e que possuem atividade bactericida.
A dica de química com base no texto “Os primeiros antibacterianos”, publicado na CH 415, pode ser aplicada em uma aula de revisão, onde os estudantes tenham conhecimentos prévios acerca das funções químicas orgânicas. Sugere-se que o professor proponha à turma a leitura do texto em sala de aula e, em pequenos grupos de três a quatro estudantes, respondam às questões distribuídas em folha à parte aos grupos.
As questões sugeridas são: 1) Qual foi o primeiro antibiótico descoberto na história e em que ano? 2) Qual a diferença entre antibiótico e antibacteriano? 3) Qual o nome da primeira droga antibacteriana e quando foi desenvolvida? 4) Qual o nome do medicamento antibacteriano que Gerhard Domagk desenvolveu? 5) Explique por que o medicamento de Domagk funcionava in vivo mas não in vitro? 6) O que é biotransformação? 7) Quais as doenças citadas no texto que puderam ser tratadas graças à descoberta de antibióticos e antibacterianos? 8) Qual a interferência política que Domagk sofreu em sua premiação ao Nobel?
Ainda na folha de atividade, para a questão 9, podem ser apresentadas as estruturas da penicilina, do salvarsan e do prontosil. Os estudantes deverão identificar os grupos funcionais, tais como fenóis, amina, tioéter, carboxila, amida, ácido sulfônico, dentre outros e, inclusive o grupo azo e a porção sulfonamida, quando for o caso.
Ao final da atividade, as respostas devem ser discutidas com a turma.
O texto cita ainda a propriedade antibacteriana de certos corantes, então, como tarefa para a próxima aula, os estudantes devem pesquisar corantes que tenham ação antibacteriana e suas respectivas estruturas químicas.
Bispo, M. Química Farmacêutica & Medicinal. Sulfas: estrutura e mecanismo de ação. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BGhzDVnjo3U. Acesso em novembro de 2024.