Por menos lixo na Baía de Guanabara

Por menos lixo na Baía de Guanabara

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

A entrevista Por menos lixo na Baía de Guanabara aborda a importância de desenvolver estratégias para o combate ao lixo no mar. Respondendo às questões da Ciência Hoje, Susana Vinzon, coordenadora do projeto Orla Sem Lixo, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na orla da cidade universitária, relata ações desenvolvidas para diminuir o impacto do lixo na Baía de Guanabara. Assim, a entrevista possibilita explorar questões socioambientais, geográficas e aquelas pertinentes à preservação da diversidade do ecossistema marinho.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir e aprofundar o estudo dos impactos ambientais do lixo no mar a partir de debate entre os estudantes mediado pelo/a professor/a.
  • Relacionar os impactos ambientais à dimensão socioeconômica da população afetada e à lógica de produção, consumo e descarte das indústrias de produtos plásticos.
  • A partir da discussão elaborar um texto sobre impactos socioambientais do lixo no mar, seguindo, por exemplo, o formato da redação do ENEM.

Proposta de atividade:

A partir da leitura comentada da entrevista e da imagem a seguir, sugerimos fazer um debate conduzido por algumas das questões:

[disponível em: https://omarcomecaaqui.abae.pt/]

Como os resíduos plásticos afetam a vida marinha? Como sua reciclagem química pode colaborar na solução desses problemas? (Sugerimos a leitura, pelo/a professor/a, do primeiro texto da seção Explore + para complementar esse conteúdo).

  • Como as correntes marinhas e ventos afetam o deslocamento de resíduos nos mares e oceanos?
  • Qual a importância e quais os limites da coleta seletiva para a gestão de resíduos sólidos? Que outras ações são necessárias para pensar uma gestão de resíduos efetiva?
  • Como se deu a ocupação humana da Baía de Guanabara e quais as consequências ambientais dessa intensa ocupação?
  • Por que é importante envolver pescadores e outros atores que vivem e utilizam os recursos da Baía na estruturação de projetos de gestão de resíduos?
  • Como a qualidade de vida de diferentes grupos humanos é afetada pela poluição da Baía de Guanabara? (Sugerimos a leitura, pelo/a professor/a do quarto e quinto textos da seção Explore + para complementar esse conteúdo).
  • Qual o papel da legislação e das políticas públicas na gestão de resíduos sólidos? (sugerimos a leitura, pelo/a professor/a, do sexto texto da seção Explore + para complementar esse conteúdo).
  • Aponte potencialidades e limites geopolíticos e socioeconômicos de programas nacionais e internacionais (vinculados ao selo ‘Combate ao Lixo no Mar’), como ‘Oceano Sem Plástico’ e a campanha da ONU ‘Mares Limpos’. (Sugerimos a leitura pelo professor do segundo e terceiro textos da seção Explore + para complementar esse conteúdo).

Os itens propostos abordam temas das disciplinas biologia e geografia e, portanto, sugerimos que a atividade apresentada seja realizada de modo interdisciplinar. Sugerimos a leitura do texto Água, saneamento, saúde, pesca, turismo ambiental. Por uma Baía de Guanabara limpa listado como um dos recursos utilizados.

Em seguida, sugerimos que os estudantes desenvolvam um texto que expresse o debate realizado coletivamente na turma sobre os itens acima. A construção do texto pode ser feita de forma interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.

Recursos utilizados: