Preguiça-de-coleira sob ameaça iminente

RESULTADOS IMEDIATOS
Preguiça-de-coleira sob ameaça iminente

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo Preguiças‐de‐coleira sob ameaça iminente aborda a situação de conservação das espécies preguiças existentes na Mata Atlântica. Ao explicar como e por que a espécie Bradypus torquatus passou a ser considerada duas espécies, o texto alerta para o fato de que as duas espécies de preguiças agora identificadas podem estar em maior risco de extinção do que antes. A partir das análises trazidas é possível articular conhecimentos de biologia e geografia, sobretudo no que se refere ao conceito biológico de espécies, fragmentação de habitat e mudanças climáticas.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir o conceito biológico de espécie;
  • Relacionar a distribuição geográfica de uma espécie e as ameaças antrópicas que levam a fragmentação de suas áreas de distribuição com os riscos de extinção das espécies em questão;
  • Mostrar como uma pesquisa pura em sistemática (como organizar as espécies de um grupo) pode ter consequência direta na análise do risco de extinção das espécies;
  • Destacar a importância de se preservar e recuperar biomas para manutenção da biodiversidade no planeta, bem como das ações de conservação de “espécies bandeiras” (aquelas que têm apelo ao grande público) como forma de preservação de todo o ecossistema e de mitigação dos efeitos do superaquecimento global.

Proposta de atividade:

O ponto de partida é a leitura do artigo Preguiça‐de‐coleira sob ameaça iminente. Em seguida, propõe‐se a discussão das questões enumeradas abaixo. Sugere‐se que a discussão seja feita inicialmente em três pequenos grupos. Cada grupo terá um ou mais materiais extras (listados em ‘Recursos utilizados’) para explorar durante a discussão. Ao final, cada grupo deve apresentar suas conclusões aos demais colegas.

Com base no conceito biológico de espécie (que pode ser discutido antes ou depois da leitura do artigo), como os pesquisadores chegaram à conclusão de que a preguiça‐de‐coleira são duas e não uma única espécie? Eles encontraram algum isolamento reprodutivo entre as duas populações? Por que a divisão em duas espécies aumenta o risco de extinção da preguiça‐de‐coleira? (material extra 1)

Entenda como a União Internacional para Conservação da Natureza classifica as espécies de acordo com sua ameaça de extinção (material extra 2). Compare a distribuição geográfica das seis espécies de preguiça no Brasil (material extra 3) – as duas preguiça‐de‐coleira, preguiça‐de‐Bentinho, preguiça‐de‐óculos, preguiça‐de‐ dois‐dedos e preguiça‐real) – e relacione a distribuição de cada uma com seu respectivo risco de extinção. 

Qual a relação entre a preservação da preguiça‐de‐coleira e a Mata Atlântica? Qual a relação entre as ações de preservação da preguiça e da Mata Atlântica com o superaquecimento global? (materiais extras 4 e 5).

Recursos utilizados: