Sistemas alimentares seguros e sustentáveis: o que são e como estamos?

Sistemas alimentares seguros e sustentáveis: o que são e como estamos?

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Setor Curricular de Biologia
Colégio de Aplicação da UFRJ

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Sistemas alimentares seguros e sustentáveis: o que são e como estamos?”, publicado na edição 418 da revista Ciência Hoje, discute os problemas socioambientais inerentes aos sistemas alimentares atuais e as ações que o mundo em geral, e o Brasil em particular, vêm tomando para mitigá-los.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir os problemas socioambientais inerentes aos sistemas alimentares atuais e as ações que o mundo em geral, e o Brasil em particular, vêm tomando para mitigá-los.

Proposta de atividade:

Os estudantes devem ser divididos em cinco grupos, e todos devem ler o artigo “Sistemas alimentares seguros e sustentáveis: o que são e como estamos?”. Cada grupo deve responder a uma das quatro questões abaixo. Em seguida, o grupo todo deve debater as questões 5, 6 e 7 com o apoio dos recursos 2, 3, 4 e 5, elencados abaixo no tópico “Recursos utilizados”. 

Questões:

  1. Os sistemas alimentares predominantes no mundo atual são seguros e sustentáveis? Explique sua resposta, apontando estratégias para torná-lo mais seguro e sustentável.
  2. Dê exemplos de problemas de desequilíbrios ambientais relacionados aos sistemas alimentares que você conhece.
  3. Explique por que a monocultura que exporta seus produtos para alimentar uma população urbana exige mais fertilizantes e agrotóxicos.
  4. Faça um levantamento dos principais alimentos que cada um de vocês comem. Debata os resultados com a turma. Há muita variação? Quantas espécies vegetais e animais vocês comem? 
  5. Há um grande desperdício de alimentos no caminho entre a fazenda e sua boca. Comente como ocorrem esses desperdícios e proponha maneiras de reduzi-los. Relacione o desperdício de alimentos e a alta produção de lixo (resíduos) no mundo com o apoio do recurso 2. 
  6. A população mundial ultrapassou os 8 bilhões de pessoas em 2022. Segundo o texto, cerca de 770 milhões delas enfrentam a fome, ao passo que 2,2 bilhões de adultos apresentam excesso de peso. Há aproximadamente 700 milhões de obesos globalmente. De que maneira o sistema alimentar predominante atualmente produz estas duas tendências?  (leiam também os recursos 3 e 4)
  7. A maioria dos alimentos que vocês comem vem diretamente de uma fazenda ou sofre transformações antes de comê-los? Quais são as transformações, caso existam? (consultem o recurso 5)

Recursos utilizados:

Explore +

Artigo aborda causas do avanço da obesidade ao longo da história. Disponível em: https://jornal.unicamp.br/noticias/2025/01/07/artigo-aborda-causas-do-avanco-da-obesidade-ao-longo-da-historia/

Idade, renda e falta de atividade física são os fatores mais associados à obesidade no Brasil, aponta estudo da FGV. Disponível em: https://rededepesquisa.fgv.br/noticia/idade-renda-e-falta-de-atividade-fisica-sao-os-fatores-mais-associados-obesidade-no-brasil

O mundo deve superar a era do desperdício e transformar o lixo em recurso, segundo relatório da ONU. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/o-mundo-deve-superar-era-do-desperdicio-e-transformar