Skate é esporte, lazer, cultura, resistência, arte… e tantas outras coisas. Mas será que skate pode ser matemática? A seção “Resultados Imediatos” publicada na CH 418 e intitulada “Skate no Brasil: esporte, cultura e resistência urbana” destaca a prática do skate no Brasil extrapolando as características esportivas e de lazer.
Tal abordagem evidencia aspectos culturais, sociais e artísticos presentes nas ações dos skatistas nos espaços urbanos. Inspirados neste texto, abordaremos conhecimentos matemáticos que estão presentes nas práticas dos skatistas, nos giros, trajetórias e formatos das pistas.
Esta proposta é idealmente indicada para ser trabalhada em turmas da 3ª série do Ensino Médio, mas pode ser adaptada para outras séries que já tenham abordado funções e trigonometria. Recomenda-se que a aula seja iniciada com a proposta da leitura do texto “Skate no Brasil: esporte, cultura e resistência urbana”, publicado na edição 418 da CH, que pode ser disponibilizado em formato impresso ou digital.
Em seguida, promova um debate com os estudantes, buscando questionar sobre com quais disciplinas o texto lido se relaciona. É muito provável que a matemática não seja citada. Com isso, as questões a seguir podem ser feitas como forma de encaminhar a discussão: “Os movimentos realizados por skatistas se assemelham a curvas que estudamos na matemática?”; “Vocês sabem o significado do nome da manobra 900, realizada por skatistas?”.
Na sequência, solicite que os estudantes se organizem em grupos para realizar pesquisas acerca dos nomes de outras manobras no mundo do skate. Caso não existam computadores à disposição, lance mão do uso pedagógico dos aparelhos celulares dos próprios estudantes. Muito provavelmente, eles encontrarão termos em inglês, e esta é uma boa oportunidade de promover a interdisciplinaridade com a área de linguagens.
Além disso, outros nomes de manobra surgirão com referências a números, como 180, 360, 540, 720. Nesta ocasião, identifique tais valores como rotações, em relação a eixos, cujos valores são dados em graus e correspondem a meia-volta, uma volta completa, uma volta e meia e duas voltas, respectivamente.
Posteriormente, recomenda-se a apresentação de uma sequência de vídeos da série “Ciência em Quadro”, do Canal Futura, cujo link está abaixo em “Recursos utilizados”.
Nesta listagem, recomenda-se que sejam apresentados, em ordem, os seguintes vídeos: Skate: Parábola; Skate: Movimento Linear e Angular; e Skate: Inércia (1ª Lei de Newton). Cada um dos vídeos tem cerca de 1 minuto. Após a apresentação dos vídeos, enfatize a relação da matemática com as ciências da natureza, neste caso, especificamente, com a física.
Em seguida, proponha a realização de uma atividade aos mesmos grupos organizados no início da aula:
Atividade em grupo
– Escolha uma das manobras pesquisadas no início da aula;
– Renomeie a manobra com termos em língua portuguesa que se relacionem com o movimento realizado. Sejam criativos! ;
– Façam um desenho com a manobra, destacando movimentos e a posição do skatista.
Para finalizar, organize uma apresentação para que cada grupo compartilhe sua manobra renomeada e desenhada com toda a turma. Durante as apresentações, possibilite que ocorram perguntas e sugestões com o intuito de que todos os estudantes contribuam com a produção dos grupos.
Carta para mim mesma no futuro. Por Rayssa Leal. The Player’s Tribune. Nov. 2023. Disponível em: https://www.theplayerstribune.com/br/posts/carta-rayssa-leal-skate-futuro
TRENS, R. M.; MOREIRA, L. L. Matemática e Skatismo: aproximando jogos de linguagem. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, Brasil, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/525_48_ID.pdf
Bob Burnquist: a lenda do skate. Série Documental com quatro episódios sobre a trajetória do skatista brasileiro, disponível nos canais Max e HBO. Disponível em https://www.max.com/br/pt/shows/bob-burnquist-a-lenda-do-skate/e382f8bc-7c01-46be-bac6-53e8f0c56575