Sobrecultura

Produtividade acadêmica

O sistema de avaliação da pesquisa no país ainda gera polêmica. Cientistas discutem na seção Dois Pontos do sobreCultura o que deve ser priorizado na publicação de trabalhos científicos: Quantidade ou qualidade?

Octavio Paz: Menestrel da lucidez

Em entrevista ao sobreCultura, a escritora Maria Esther Maciel relembra a trajetória eclética do Nobel de Literatura mexicano que completaria 100 anos em 2014.

Mais que inspiração, uma presença

Autora de ‘Machiavel, Machiavéis: a tragédia octaviana’, livro cujo título tomamos de empréstimo na série que agora chega ao fim, mostra como o pensador Octavio de Faria partiu de Maquiavel para analisar o atraso econômico, social e político brasileiro.

Tempos de solidão

Entender esse sentimento é um desafio do qual as ciências sociais têm se esquivado. No sobreCultura, sociólogo português analisa esse "estado de subjetividade" como um fenômeno social.

Prudência e conhecimento efetivo

O príncipe prudente, segundo Maquiavel, é aquele que não apenas tem a habilidade de analisar, interpretar e, quando é o caso, intervir na realidade, mas também o que sabe encontrar os meios adequados de persuasão.

Ordem e fragilidade

No sobreCultura, sociólogo disseca obra de Erving Goffman publicada pela primeira vez em 1959. 'A representação do eu na vida cotidiana', que saiu no Brasil em 1985, concentra-se na análise da interação social.

Complexidade urbana

Textos de Gilberto Velho selecionados por ex-alunos são reunidos em livro um ano após a morte do antropólogo. As reflexões teóricas e metodológicas contidas na obra são comentadas por professora da Uerj no 'sobreCultura'.

Economia e poder

A contribuição do interesse privado para o fortalecimento do principado e o estabelecimento de prêmios de estímulo a essas atividades foram defendidos por Maquiavel, que abordou a vida econômica como aspecto relevante das relações de poder.