Sobrecultura

Três versões de Alice

O sobreCultura de agosto aborda a famosa obra de Lewis Carroll, que completa 150 anos em 2015.

Impressões do mercado editorial

Em entrevista ao sobreCultura, a agente literária Lucia Riff, à frente desde 1991 de uma das principais agências do país, fala sobre temas que vêm agitando o segmento editorial, como a censura a biografias, o preço fixo para livros e as autopublicações gratuitas na internet.

Amadurecimento crítico dos debates paulistas

Livro busca compreensão do sentido justo do trabalho de Vilanova Artigas, um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo. Resenha no sobreCultura analisa a obra e aponta sua assimetria de discurso.

Reflexões sobre reflexos

As relações entre luz, água e tempo, bastante presentes na história da arte, são lembradas em análise, publicada no sobreCultura, de uma foto que mostra desenhos fractais formados na superfície de um rio.

As muitas vidas de Murilo Mendes

Reedição da obra – prosa e poesia – de Murilo Mendes é saudada como uma imensa contribuição cultural em resenha no sobreCultura. Os livros dão mostra do percurso singular desse poeta múltiplo e conciliador de contrários.

O romance: uma longa história

Artigo do suplemento cultural da CH trata do surgimento e reconhecimento desse gênero literário, que desde o século 19 é o mais produzido e o mais consumido do Ocidente.

Do ponto à explosão criativa

Pela primeira vez na América Latina, exposição de Kandinsky reúne 153 peças do pintor russo e de seus interlocutores no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, a partir de amanhã. Mostra esteve em Brasília e seguirá para Belo Horizonte e São Paulo.

O Hans Staden de Cândido Portinari

Desenhos do artista brasileiro para ilustrar livro do aventureiro alemão não chegaram a ser publicados pelo editor que os solicitou. Décadas depois, sobreCultura recupera história das ilustrações que retratam os efeitos do colonialismo sobre os indígenas.

Abrir Chat