A técnica popularmente conhecida como ultrassonografia, tão presente atualmente em nosso cotidiano, pode ser um ponto de partida promissor para a abordagem de conceitos científicos nas aulas de biologia e física. Nesta coluna, Carlos Alberto dos Santos mostra o caminho percorrido pela ecografia, desde seu surgimento até o sucesso de sua aplicação médica.
A necessidade de mudanças no ensino de matemática e ciências na escola secundária é antiga em muitos países. Em sua coluna, Carlos Alberto dos Santos fala sobre as raízes da mais revolucionária reforma educacional de que se tem notícia, feita nos Estados Unidos, e seus efeitos pouco produtivos no Brasil.
Diante da falada crise escolar enfrentada no Brasil, o ensino da língua portuguesa é, talvez, o mais questionado e debatido. Por que não se convidam linguistas para tomar parte na discussão e atuar dentro das escolas? Sírio Possenti discute a questão em sua coluna de fevereiro.
O mestrado profissional em história, que começa a ganhar espaço no Brasil, não deve ser visto como primo pobre da pós-graduação acadêmica. De volta à CH On-line, a historiadora Keila Grinberg defende que ele poderá ser um novo polo de inovação da produção em história no país.
O sucesso da coluna ‘Do laboratório para a fábrica’ entre editores de livros didáticos e professores de diversas áreas em diferentes níveis de ensino levou seu autor, o físico Carlos Alberto dos Santos, a criar um método para orientar o uso dos textos na escola.
Motivado pelo tema de um evento que reuniu nesta semana Academias de Ciências de todo o mundo no Rio de Janeiro, Carlos Alberto dos Santos comenta em sua coluna de março o papel da educação na base do desenvolvimento científico e a importância da integração regional nesse setor.