A partir de 2012, o ensino de música nas escolas de nível básico é obrigatório. Na teoria, a medida é difícil de ser criticada, mas na prática... Na seção ‘Opinião’ da CH, especialistas falam sobre algumas das dificuldades a serem enfrentadas.
Pessoas sem treinamento acadêmico formal têm ajudado no desenvolvimento de diversas áreas da ciência. Em sua coluna na CH 289, Franklin Rumjanek cita, entre outros exemplos, o dos adeptos de jogos eletrônicos, que decifraram estruturas tridimensionais de várias proteínas.
As práticas ilícitas na ciência preocupam pesquisadores e entidades oficiais. Artigo da CH 289 defende a definição de diretrizes e sanções para controlar o problema e ressalta a necessidade de adequá-las às especificidades de cada área, principalmente as ciências humanas.
Como os avanços econômicos e sociais que o país tem vivido podem ser afetados pelos abalos à economia mundial e até que ponto o país é vulnerável? Em série de artigos na CH 289, economistas analisam a questão com perspectivas distintas.