Acervo Revistas Ciência Hoje

Base Nacional Comum Curricular: avanços, questões e impasses

Faltam objetivos que indiquem ações coletivas e propositivas, para ir além da demonstração individual de saberes e atitudes

Comportamento suicida: Vamos falar sobre isso?

Um suicídio impõe aos que ficam o choque e a violência do abandono, desencadeia sentimentos confusos e aparentemente inconciliáveis. A dor causada por um suicídio é silenciada na vida das pessoas e ocultada na história das famílias. Então, sobre o que não se conversa, faz-se de conta que não aconteceu. Embora um tabu social tenda a ocultar a realidade dos suicídios, é preciso falar sobre isso.

Um drible na zika

Em entrevista à CH, o imunologista Jean Pierre Peron, da USP, fala dos mecanismos usados pelo vírus para infectar o organismo, dos avanços para combater a epidemia que assola o país e dos testes para uma possível vacina para a doença.

Um matemático intuitivo

Tratamento sóbrio faz de 'O homem que viu o infinito' um filme instrutivo, realista e instigante. A obra conta a história do gênio indiano Srinivasa Ramanujan.

Dados interessantes

O que jogos com dados podem nos ensinar?

Tentativa de desmantelamento do Estado Social

A PEC 241/2016 não é um uma política de ajuste fiscal, nem uma regra fiscal razoável. Leia o editorial de Luiz Carlos Bresser-Pereira para a CH.

Gritos e sussurros: o mal-estar da civilização em rede

As plataformas eletrônicas nas quais as redes sociais não presenciais são estabelecidas estão passando por uma fase de transição. A interação social virtual está voltando novamente para a telefonia, sendo os celulares os atuais protagonistas da comunicação. De que forma redes virtuais como o Facebook e o WhatsApp estão afetando as relações interpessoais? A ausência desse tipo de interação seria a causa do desconforto do indivíduo contemporâneo? Este artigo busca compreender essas questões à luz de análises de pensadores do século passado.

Abrir Chat