Alberto Passos Guimarães Filho
Nascido em 1939, Alberto graduou-se em física pela UFRJ em 1962, fez doutorado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, em 1971, e formou-se pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, em 1994. Foi pesquisador visitante no próprio MIT e no Instituto de Física de Uppsala, Suécia.
Pioneiro no Brasil no estudo do magnetismo de metais, ligas e compostos intermetálicos, Passos também dedicou boa parte de sua carreira à divulgação da ciência.
Em 1982, foi um dos co-fundadores da revista Ciência Hoje, ocupando desde então o cargo de membro do Conselho Diretor da publicação. Também foi importante na criação do Informe, atual Jornal da Ciência, do qual também é foi membro do Conselho Editorial.
Passos é autor de mais de uma centena de artigos científicos e de diversos livros, como Magnetismo e Ressonância Magnética em Sólidos, e A pedra com alma, e Principles of Nanomagnetism. Em 1996, foi agraciado pela com a Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de comendador, por suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil e, em 2004, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente, é pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e Diretor-Presidente do Instituto Ciência Hoje.