Aprendizado, memória e cultura em insetos

Aprendizado, memória e cultura em insetos

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Aprendizado, memória e cultura em insetos“, publicado na CH 402, traz diversas informações sobre a capacidade dos insetos raciocinarem sobre diferentes estímulos e guardarem novas informações; enfim, aprenderem. Além disso, o texto mostra a influência de diferentes fatores ambientais sobre a capacidade de aprendizado e memória, tais como o sono, a microbiota e os inseticidas. Conclui discutindo aspectos éticos em relação aos insetos.

Possibilidades de abordagem:

  • Comparar a influência do sono e da microbiota na aprendizagem e memória em insetos e outros animais, inclusive os seres humanos;
  • Analisar as implicações éticas decorrentes dos estudos sobre aprendizagem e memória entre os insetos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo Aprendizado, memória e cultura em insetos, publicado na CH 402. Em seguida, a turma seria dividida em três grupos para discutir os seguintes temas: 1. microbiota e aprendizado; 2. sono e aprendizado; 3. cultura e aspectos bioéticos. 

Para guiar o estudo, os grupos devem responder aos seguintes enunciados:

Grupos 1 e 2:
a) Identifique e descreva as pesquisas científicas realizadas; b) a que conclusões essas pesquisas chegaram até o momento e quais perguntas ainda buscam responder; c) os resultados podem ajudar a compreender aspectos do comportamento humano? Por quê?

Grupo 3:
a) Localize e compare as percepções sobre animais de Jeremy Bentham e de René Descartes. b) Identifique trechos do texto que apontam para a ideia de a cultura estar presente em grupos de animais como insetos; c) como os estudos descritos no texto podem levantar novas considerações éticas a respeito de insetos?

Após esse momento de estudos, cada grupo apresentará uma síntese do seu tema para a turma toda, abrindo um debate coletivo sobre os aspectos estudados.

Recursos utilizados:

  • Texto Aprendizado, memória e cultura em insetos“, publicado na CH 402.