Guardiões da pele: a comunidade de diminutos seres vivos que nos protegem de doenças e insetos

Guardiões da pele: a comunidade de diminutos seres vivos que nos protegem de doenças e insetos

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Guardiões da pele: a comunidade de diminutos seres vivos que nos protegem de doenças e insetos“, publicado em CH 408, aborda a diversidade de bactérias que habita a pele humana e colabora para a saúde humana. Os benefícios descritos são a redução de doenças alérgicas da pele e do mau cheiro, além da proteção a picadas de insetos. 

O texto apresenta evidências do papel benéfico que as bactérias podem ter, contrapondo-se à ideia mais frequente que associa bactérias exclusivamente a doenças. 

Possibilidades de abordagem:

  • Ecológica: como nosso corpo, e nossa pele em especial, pode abrigar uma diversidade de bactérias que variam de acordo com a parte da pele analisada; 
  • Evolutiva: como esses tipos de bactérias coevoluíram com os seres humanos e estabeleceram relações de cooperação; 
  • Saúde pública: a pesquisa sobre bactérias da pele pode levar a métodos menos tóxicos para proteger seres humanos das picadas de insetos transmissores de doenças; 
  • Imunológica: como nossa pele reage a alergias no contato com antígenos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo Guardiões da pele: a comunidade de diminutos seres vivos que nos protegem de doenças e insetos“, publicado em CH 408, e as questões abaixo para serem discutidas em grupos e debatidas coletivamente sob mediação do professor.

Questões para debate/pesquisa:

  • Por que o corpo humano e a pele em particular podem apresentar diferentes ecossistemas para as bactérias? Dê três exemplos para ilustrar sua resposta. Dica: pense nas diferentes condições ambientais que nosso corpo pode apresentar para esses microrganismos.
  • Segundo o texto, manter a pele sempre muito limpa para evitar o contato de microrganismos deve ajudar a combater ou pode aumentar as doenças de pele? Explique sua resposta. 
  • Muitos desodorantes promovem a redução da transpiração para reduzir o odor. Como esses desodorantes funcionam, segundo o texto?
  • Além da pele, cada um de nós tem em nossas células estruturas que evoluíram de bactérias ancestrais. Leia o item 2 em “Recursos utilizados” e diga qual estrutura é essa e qual o nome da teoria que explica sua origem nas células eucariontes atuais.
  • Por que a pesquisa com bactérias pode contribuir para combater a dengue? Que outros combates podem ser feitos? Pesquise um pouco mais sobre isso no item 3 em “Recursos utilizados”.
  • Por que sua pele fica vermelha e coça ao ser picada por mosquitos e ter contato com antígenos? Pesquise um pouco mais sobre esse assunto no item 4 em “Recursos utilizados”.

Recursos utilizados: