É possível a extensão territorial de um país aumentar ou diminuir? Quem calcula o tamanho de um país? Como isso é feito? Perguntas como estas já foram feitas por todos nós e são de grande interesse da geografia. A partir do artigo “O Brasil cresceu?”, é possível debater com estudantes como ocorre o processo de levantamento de dados desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de refletir sobre a importância dos avanços tecnológicos para a elaboração de estatísticas.
O desenvolvimento de uma atividade sobre o artigo “O Brasil cresceu?” pode ser feito em diálogo com a disciplina de História.
Inicialmente, a seguinte pergunta poderá ser colocada para a turma: “É possível que um país mude de tamanho?”. A partir das respostas apresentadas, a turma realizará uma análise espacial das transformações ocorridas na dimensão territorial brasileira ao longo da história, a partir das informações presentes em três páginas contidas no site do IBGE:
Cada grupo de estudantes apresentará para a turma as principais informações levantadas no processo de pesquisa no site do IBGE buscando responder a seguinte pergunta: “O que aconteceu com a dimensão territorial do país?”.
Ao apresentar os resultados da pesquisa feita por cada grupo, sugere-se que seja realizada com a turma a leitura do artigo, assim como da reportagem indicada no texto. Além disso, cabe debater com os estudantes a importância dos avanços tecnológicos na elaboração de estatísticas e outras análises territoriais. Por fim, é interessante localizar no mapa os estados com mais municípios que sofreram alguma mudança nas suas dimensões territoriais.
Território brasileiro está oficialmente maior – Repórter Brasil (manhã) – 24 de janeiro de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TA4rh8iqZoM
Revisão do território brasileiro acrescenta 72,2 km quadrados – 29 de março de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E0tneMDyZHk