Simples e eficientes, as reações da chamada química click guardam semelhanças com o famoso brinquedo infantil de bloquinhos para montar, pois permitem que duas moléculas se ‘encaixem’ de modo muito específico. A área, de alta importância econômica, foi tema da premiação do Nobel do ano passado
Até recentemente classificada como uma única espécie, a preguiça-de-coleira do Sudeste ganhou nova revisão taxonômica e passou a ser chamada Bradypus crinitus. Com a restrição da área de ocorrência e o desmatamento crescente da Mata Atlântica, seu risco de desaparecimento pode ser ainda maior.
A resenha de As nadadoras é um convite para se assistir ao filme, que permite desenvolver em sala de aula uma abordagem sobre o refúgio, a partir do cotidiano das protagonistas, as duas jovens sírias. A temática do refúgio está presente em jornais, revistas, sites de internet e até livros didáticos. Entretanto, é costumeiramente abordada através de estatísticas e notícias que estão mais focadas em números do que nas particularidades que envolvem o refúgio e os diferentes grupos sociais que estão nestas condições. Pouco se fala sobre a dimensão humana que envolve fugir de seu país em função de ameaça, perseguição (política, religiosa, étnico-racial, dentre outras) ou guerra. Portanto, é importante que a educação seja um espaço para compreender este processo e humanizá-lo. Quando nos aprofundamos em algumas das inúmeras histórias sobre refúgios, torna-se possível compreender todo esse movimento e até mesmo realizar com as/os estudantes um exercício de empatia, quando nos colocamos nos lugares daquelas pessoas.
Na resenha que realiza sobre o livro O despertar de tudo: uma nova história da humanidade, de David Graeber e David Wengrow, Lucas Cabral nos apresenta uma discussão sobre a trajetória da espécie humana, a partir do conceito de teleologia. Determinada visão de humanidade, herdeira do Iluminismo do século 18, hierarquizou as sociedades de acordo com suas capacidades tecnológicas, ou seja, de acordo com sua capacidade de intervir sobre a natureza (entendida como um conjunto do qual os seres humanos se encontram separados). Dessa forma, a história da humanidade seria a história do desenvolvimento dessas tecnologias, lida como um caminho linear e positivo. Por esse motivo, sociedades do presente com outros tipos de desenvolvimento tecnológico tendem a ser classificadas como atrasadas. A partir da presente resenha, podemos propor uma atividade pedagógica questionando essa teleologia, utilizando um conjunto de notícias bastante recente, relativo ao genocídio do povo Yanomami.
O efetivo cumprimento da lei 10.649/2003, complementada pela lei 11.645/2008, que determina o ensino de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todas as escolas do país, não envolve apenas o ensino de temas e processos vinculados à história e trajetórias desses grupos, mas também a apropriação de seus conceitos e formas de agência pela comunidade escolar, de modo a construir relações e saberes alternativos à racionalidade ocidental hegemônica.