Escolha, use e compartilhe

Aos poucos, o conceito de ‘conteúdo colaborativo’ vem alcançando os professores. Depois de tratar do Educarede – projeto da Rede Telefônica de compartilhamento de informações sobre educação –, o Alô, Professor entrevistou um dos criadores Pontociência: o químico Alfredo Luis Mateus, professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG).

O Pontociência é uma ferramenta de compartilhamento de ideias sobre educação. Mais precisamente, de experiências para serem ministradas nas escolas. Se o professor quiser uma atividade para a aula de física, por exemplo, há 208 delas elencadas por lá. Só de magnetismo e eletromagnetismo existem 32 exercícios em destaque.

“Uma das maiores dificuldades que os professores têm é encontrar material  confiável”

– Em 2008, o Ministério da Ciência e Tecnologia, estimulado por Ildeu de Castro Moreira, nos chamou para criar uma página com o cerne na área de educação e experimentação em ciências. Uma das maiores dificuldades que os professores têm é encontrar material confiável nessa área – explica Alfredo, por telefone. – Aproveitamos para tentar criar uma rede colaborativa de educadores e alunos.

O Pontociência funciona, portanto, seguindo o bem-sucedido modelo de ‘portal baseado em uma comunidade’. Exemplos de sites culturais que servem como exemplo não faltam no Brasil. Overmundo e Café História já estão pela rede faz tempo. Mas a ciência e, sobretudo, a educação ainda são incipientes nessa nova internet.

– Hoje, temos 482 experimentos para a sala de aula publicados. Nossa equipe os produz junto com a comunidade. É um jeito mais informal para que algumas metodologias saiam dos estudos na universidade e cheguem mais rapidamente às escolas – diz o químico, que critica a burocracia que existe na submissão de artigos a revistas especializadas. – Nós somos uma espécie de atalho.

Assista a uma experiência retratada no portal

E o que pode ser achado entre as centenas de experimentos?

Pode ser achado de tudo. De sugestões mais simples – como a que ensina a colorir a água com cargas de canetas velhas – a ideias mais sofisticadas e criativas (no entanto, fáceis de executar), como a que explica a mudança de estado da água por meio de uma brincadeira com latinhas de refrigerante.

O dia a dia

A equipe do Pontocência é formada por professores da UFMG e alunos bolsistas de diversos cursos da universidade – inclusive estudantes da área de humanas, que ajudam com textos e edição dos muitos vídeos da página.

“Os os próprios usuários nos ajudam no controle do portal”

A moderação do conteúdo publicado pela comunidade (hoje são 4.600 cadastrados) é feita apenas após a publicação. “Tem de tudo, pois é um site aberto”, conta Alfredo. “Mas os próprios usuários nos ajudam no controle do portal”.

Alfredo, que é professor de química do Coltec/UFMG, apresenta ideias de divulgação do conteúdo da página. Algumas propostas já se concretizaram, como um livro com experimentos (resenhado pela CH) e um DVD de divulgação do Pontociência. “Queremos publicar as experiências em mídias diversas, fazer com que mais pessoas percebam que não se precisa de muito para criar”, diz.