Os anfíbios – os vertebrados mais ameaçados de extinção do planeta hoje – contam com uma estratégia eficaz de conservação: ambientes artificiais (zoológicos, aquários etc.), onde se formam as chamadas ‘populações de segurança’. No Brasil, há só quatro projetos do gênero.
Nas matas brasileiras, a biodiversidade é exuberante. Plantas gigantescas e animais imponentes. Mas os mistérios podem se esconder nos detalhes. Esse é o caso de um sapinho ‘surdo’ e ‘brilhante’, cuja anatomia miniaturizada segue intrigando os biólogos
Insetos seriam capazes de aprender? Se sim, se lembrariam do que aprenderam? Poderiam ensinar o que sabem? Essas perguntas intrigantes são tema de pesquisas atuais – inclusive no Brasil. Esses estudos podem ter benefícios importantes para os humanos.
O Brasil é extremamente rico em répteis. E, quando o assunto são lagartos, o destaque vai para a Caatinga, que abriga enorme diversidade desses animais, que têm função essencial para o bom funcionamento de ecossistemas e para o bem-estar de humanos.
O processo de urbanização da cidade de São Paulo causou a extinção de várias espécies de anfíbios – algumas resistiram às mudanças e habitam lugares surpreendentes da capital paulista. A boa notícia é que, nas áreas ainda preservadas do município, foram descobertas novas espécies desses animais.