A técnica popularmente conhecida como ultrassonografia, tão presente atualmente em nosso cotidiano, pode ser um ponto de partida promissor para a abordagem de conceitos científicos nas aulas de biologia e física. Nesta coluna, Carlos Alberto dos Santos mostra o caminho percorrido pela ecografia, desde seu surgimento até o sucesso de sua aplicação médica.
Adilson de Oliveira argumenta que estamos tão acostumados com os aparatos tecnológicos que, por vezes, nem paramos para pensar sobre como as coisas funcionam. Segundo o físico, por trás da maioria dos aparelhos que facilitam nossa vida hoje estão descobertas bastante antigas, relacionadas principalmente ao magnetismo.
Na empolgação pela estreia do novo episódio da saga Guerra nas Estrelas, Adilson de Oliveira compara realidade e ficção. Embora seja um filme de fantasia e, por isso, distante do que se vê nos estudos espaciais e no desenvolvimento das tecnologias, a película tem uma contribuição importante para a ciência: despertar a curiosidade sobre o espaço.
Expressão de gene sensível à luz em regiões específicas do sistema nervoso abre caminhos para estudos mais detalhados sobre as partes do cérebro. O colunista Carlos Alberto dos Santos discute a origem dessa área de pesquisa e suas possibilidades futuras.
Adilson de Oliveira compara a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, a grandes obras da música clássica. Na física, como na música, leva-se tempo para compor e para ser compreendido. O colunista aponta, ainda, qual a grande sinfonia que ainda precisa ser escrita para unificar o trabalho de Einstein aos que o sucederam.
A percepção de que a física tem muito a contribuir para o estudo de sistemas biológicos não é nova, mas vem ganhando força nos últimos anos. Para o colunista Carlos Alberto dos Santos, essa revolução na pesquisa precisa se refletir, também, no ensino de biologia.