Em sua coluna de fevereiro, Adilson de Oliveira reverencia professores, museus de ciência e outras iniciativas de popularização científica e fala da importância do ensino e da divulgação da ciência para despertar em crianças e jovens o interesse em seguir a carreira de cientista.
O físico Adilson de Oliveira fala, em sua coluna deste mês, sobre a importância da transmissão do conhecimento na sociedade. Ele destaca a dificuldade da divulgação de conceitos científicos e aponta suas estratégias para realizar essa tarefa.
Apesar do consenso entre pesquisadores e agências de fomento quanto à necessidade de realizar atividades para divulgar a ciência, muito se discute sobre como fazer isso da forma mais eficaz possível. Em sua centésima coluna, Alexander Kellner comenta alguns aspectos da questão.
O papel dinâmico das instituições museológicas é discutido na coluna de agosto do antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte. Se no passado elas serviram para acolher o resultado das atividades exploratórias e às identidades nacionais, hoje ressurgem como focos locais de identidade e memória.