Artigo

O mapa da Amazônia nas mãos das comunidades locais

Populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e extrativistas atuam, lado a lado, com pesquisadores de universidades públicas na cartografia social, em mini laboratórios espalhados por regiões remotas do país.

Epigenética: herança além dos genes

Um sentimento como medo pode ser transmitido a outras gerações? Nossos hábitos alimentares afetam nossos netos e bisnetos? As experiências de vida são capazes de modificar o nosso DNA? As respostas estão na epigenética.

Sociogenômica: caixa de Pandora ou pseudociência?

Em vez de ter sido banida diante do horror do nazismo e de outros casos de limpeza étnica, a eugenia renasce, agora endossada por especialidades da ciência moderna, que usam a genética para explicar o comportamento humano.

Ideias de infinito: na matemática e na escola

Este artigo apresenta uma breve história do infinito e possíveis discussões sobre esse conceito em sala de aula.

Os computadores quânticos estão chegando

O investimento de grandes empresas nessa nova tecnologia pode promover, em poucos anos, uma profunda revolução no conhecimento. Como funcionam essas máquinas? E, afinal, para que elas servem?

Mãe atrás das grades

Pré-natal inadequado, uso de algemas no trabalho de parto, humilhação, solidão. Relatos de detentas mostram que a gravidez e a maternidade nos presídios brasileiros é uma dura pena às mulheres e também a seus filhos, com violações aos direitos humanos, assistência de saúde insuficiente e afastamento das famílias.

Obesidade e depressão, ligações perigosas

Cada vez mais pessoas sofrem com as duas doenças ao mesmo tempo. Mas o que esses males, em alta no mundo moderno, têm em comum? Intestino, cérebro, sistema imunológico e tecido adiposo são as chaves para explicar a conexão.

Batalha de gigantes

As descobertas recentes do bóson de Higgs e das ondas gravitacionais, que deram veracidade a duas grandes teorias físicas, guardam entre si uma grande incompatibilidade. Essa divergênciaocorre desde a construção das bases dessas teorias, há cerca de um século, e reflete um conflito histórico entre célebres cientistas queserviu como motor do desenvolvimento científico.