Bastidores da Ciência

Alhazen: um outro ponto de vista

Teórico da luz e da visão no mundo árabe considerou poder controlar as inundações do rio Nilo, fingiu-se de louco para não ser morto e sagrou-se um dos precursores do método científico

Testemunha ocular da ciência

Membro da corte britânica no século 17, Margaret Cavendish participou de reuniões e debates com renomados intelectuais da época, deixando uma obra literária que aborda temas científicos.

O mais elegante e holístico

Considerado o grande especialista em produtos naturais, o químico Otto Gottlieb completaria 100 anos em 2020. Seu trabalho revelou a quimiodiversidade da flora brasileira e impulsionou a pesquisa em fitoquímica no país.

Uma trajetória acidentada

História da cloroquina inclui momentos de glória – quando aplicada contra a malária e doenças reumatológicas – e de otimismo infundado, como o atual, em que governos rejeitam resultados científicos que provam sua ineficácia contra a covid-19.

Lições de Maria Tifoide

Caso de cozinheira norte-irlandesa com febre tifoide, mas sem sintomas, foi emblemático no século 19. Pacientes como ela exercem papel importante na disseminação da atual pandemia.

Uma história olfativa

Usado desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais e aromáticas, o almíscar foi sintetizado apenas no século 20. Formulações com fragrâncias similares vêm sendo comercializadas desde então em produtos de higiene e perfumaria.

Pioneiro na imunização em humanos

Um dos maiores bacteriologistas de sua época, o brasileiro Domingos José Freire testou uma vacina atenuada para a febre amarela na população, antes mesmo de Louis Pasteur.

O que John Snow sabia

Considerado o pai da epidemiologia moderna, o médico britânico descobriu, em meados do século 19, como e por que aumentavam os casos de cólera em Londres, derrubando a teoria miasmática aceita até então.

Open chat