GEOinformação

Latitudes e longitudes

Nem sempre um par de coordenadas foi o recurso usado para se localizar um ponto no globo terrestre. Para garantir a realização de viagens de ida e volta foi necessário considerável investimento em mapas e sistemas de localização

A importância dos marcos cartográficos

As instituições cartográficas de cada país são responsáveis pela materialização do sistema de referência territorial, definindo a localização de marcos físicos que são protegidos por lei

Novidade entre os biomas brasileiros

Quando o propósito é conhecer grandes superfícies, a escala é uma redução da realidade, um elemento fundamental na interpretação de mapas.

Reduzir para ver melhor

Quando o propósito é conhecer grandes superfícies, a escala é uma redução da realidade, um elemento fundamental na interpretação de mapas.

Três palavras revolucionárias

Com o surgimento do comércio eletrônico, os serviços de entrega tornaram-se essenciais. Levar a mercadoria até o cliente no menor tempo possível depende da obtenção precisa de endereços. Uma nova ferramenta veio para revolucionar essa tarefa.

Percepção de mudanças é a bola da vez

A definição do detalhamento espacial e temporal a serem adotados no processo de monitoramento é fundamental, assim como a atenção à intensidade da mudança.

Devemos esquecer os mapas?

Ao que tudo indica, muitas áreas acabaram se solidarizando com a linguagem espacial e se renderam ao seu poder de representação.

Imersão geoinformacional

Assistimos a um espetáculo de geoinformação na apuração das eleições presidenciais nos EUA. Mapas e gráficos permitiram não só a interpretação de informações em tempo real como possibilitaram a compreensão de tendências

Open chat