Colunas

Lições da pandemia: fortalecer redes internacionais de pesquisa translacional

O Brasil precisa reforçar instituições nacionais capazes de formar alianças para superar a dependência tecnológica e produtiva do país na área da saúde e transformar o conhecimento científico em soluções biomédicas inovadoras que melhorem a vida da população.

Ao vencedor, as batatas!

Dois problemas envolvendo batatas estimulam o raciocínio matemático, tanto geométrico quanto algébrico. Um deles envolve desenhar curvas em batatas, e o outro, uma situação desconcertante em relação ao peso delas.

Ciência para a educação

Assim como acontece na área da saúde, é preciso reunir conhecimentos multidisciplinares, baseados em evidências científicas, para promover intervenções capazes de melhorar os índices educacionais no país.

Sequências magnéticas

Dando continuidade aos problemas de matemática que se parecem com mágica, apresentamos este mês uma versão mais complexa do truque da coluna passada. Novamente, precisaremos só de um(a) mágico(a) – que pode ser você –, um baralho e uma... vítima.

Quais são as doenças mais importantes?

Em um cenário de emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e de redução de recursos destinados à ciência, torna-se um grande desafio equilibrar os investimentos nas várias áreas da saúde .

Reduzir para ver melhor

Quando o propósito é conhecer grandes superfícies, a escala é uma redução da realidade, um elemento fundamental na interpretação de mapas.

Três palavras revolucionárias

Com o surgimento do comércio eletrônico, os serviços de entrega tornaram-se essenciais. Levar a mercadoria até o cliente no menor tempo possível depende da obtenção precisa de endereços. Uma nova ferramenta veio para revolucionar essa tarefa.

Percepção de mudanças é a bola da vez

A definição do detalhamento espacial e temporal a serem adotados no processo de monitoramento é fundamental, assim como a atenção à intensidade da mudança.

Open chat