Ciência & Cultura Pop

Atravessar paredes: coisa de ficção?

Fantasmas e alguns super-heróis e vilões são capazes de transpor objetos sólidos com facilidade. Mas, no mundo real, esse fenômeno só é cientificamente possível no nível dos átomos.

Radiação eletromagnética: vilã ou mocinha?

Associadas a alguns superpoderes nas obras de ficção, as radiações provocam medo em muitas pessoas na vida real. Mas elas são muito usadas em equipamentos do dia a dia e na medicina e só se tornam perigosas em altas dosagens

Minecraft: além da diversão

Sucesso até hoje entre crianças e jovens, jogo eletrônico lançado em 2009 ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos e pode ser uma importante ferramenta para estimular a criatividade e o aprendizado

Viagem no tempo é coisa de ficção científica?

Muitos filmes retratam viagens para o passado ou para o futuro, fenômeno que, embora gere reflexões sobre suas consequências, não é descartado pela teoria da relatividade de Einstein, a principal ferramenta da física para o estudo do universo.

Quão poderoso é o Aquaman?

Embora seus poderes não sejam tão valorizados, o ‘rei dos mares’ tem habilidades na água mais impressionantes do que as de outros super-heróis em terra ou no ar, especialmente sob as lentes da física.

Sakura: ficção e mundo real celebrando a natureza

Nome dado às cerejeiras e suas flores é um símbolo da cultura japonesa que inspira personagens de animações, histórias em quadrinhos e jogos criados no Japão e estimula a contemplação da beleza natural.

Voar: um superpoder com muitos limites

Atravessar o céu em alta velocidade é um dos poderes mais cobiçados dos super-heróis. Mas essa habilidade tem limitações que colocariam em risco a vida de qualquer ser humano comum.

Aquecimento global: um vilão nada fictício

As mudanças climáticas colocam em risco a vida no planeta Terra. E os oceanos aparecem como grandes heróis para nos proteger do aumento da temperatura e de seus efeitos devastadores.