Ciência & Cultura Pop

Viagem no tempo é coisa de ficção científica?

Muitos filmes retratam viagens para o passado ou para o futuro, fenômeno que, embora gere reflexões sobre suas consequências, não é descartado pela teoria da relatividade de Einstein, a principal ferramenta da física para o estudo do universo.

Quão poderoso é o Aquaman?

Embora seus poderes não sejam tão valorizados, o ‘rei dos mares’ tem habilidades na água mais impressionantes do que as de outros super-heróis em terra ou no ar, especialmente sob as lentes da física.

Sakura: ficção e mundo real celebrando a natureza

Nome dado às cerejeiras e suas flores é um símbolo da cultura japonesa que inspira personagens de animações, histórias em quadrinhos e jogos criados no Japão e estimula a contemplação da beleza natural.

Voar: um superpoder com muitos limites

Atravessar o céu em alta velocidade é um dos poderes mais cobiçados dos super-heróis. Mas essa habilidade tem limitações que colocariam em risco a vida de qualquer ser humano comum.

Aquecimento global: um vilão nada fictício

As mudanças climáticas colocam em risco a vida no planeta Terra. E os oceanos aparecem como grandes heróis para nos proteger do aumento da temperatura e de seus efeitos devastadores.

Cérebro: um herói na quarentena

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso adotar estratégias para driblar a ansiedade e manter a saúde mental.

As bruxas do passado e do presente

Hoje vistas como símbolo de maldade e representadas por imagens assustadoras, essas mulheres já foram consideradas guardiãs da vida e da morte, com papel essencial nas comunidades camponesas europeias da Idade Média.

O que é o Diabo na cultura pop?

De vilão a herói, o demônio é representado de diferentes formas e aparece com frequência em filmes, séries, histórias em quadrinhos e até desenhos animados.

Open chat