Ciência & Cultura Pop

A engenharia genética pode criar
super-humanos?

Criação de método rápido, barato e preciso para modificar genes abre portas para seleção e melhoramento de características dos seres humanos e traz grandes dilemas éticos, que tornam urgente a necessidade de regulamentação da prática .

Violência parental: dos Simpsons ao mundo real

Muito retratadas em obras de ficção, as relações abusivas, negligentes e violentas entre pais e filhos podem afetar a saúde física e emocional das crianças, até mesmo na vida adulta

Estereótipo: ameaça invisível

Crença infundada de que mulheres têm menos habilidades do que homens em algumas áreas, como matemática e orientação espacial, pode levar à falta de representatividade do gênero no ambiente dos jogos digitais e até prejudicar o desempenho das jogadoras.

Hackers: do mundo real à cultura pop

Filmes e jogos retratam de forma muito precisa elementos, situações e comportamentos ligados ao universo das pessoas que têm incríveis habilidades na computação.

Atravessar paredes: coisa de ficção?

Fantasmas e alguns super-heróis e vilões são capazes de transpor objetos sólidos com facilidade. Mas, no mundo real, esse fenômeno só é cientificamente possível no nível dos átomos.

Radiação eletromagnética: vilã ou mocinha?

Associadas a alguns superpoderes nas obras de ficção, as radiações provocam medo em muitas pessoas na vida real. Mas elas são muito usadas em equipamentos do dia a dia e na medicina e só se tornam perigosas em altas dosagens

Minecraft: além da diversão

Sucesso até hoje entre crianças e jovens, jogo eletrônico lançado em 2009 ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos e pode ser uma importante ferramenta para estimular a criatividade e o aprendizado

Viagem no tempo é coisa de ficção científica?

Muitos filmes retratam viagens para o passado ou para o futuro, fenômeno que, embora gere reflexões sobre suas consequências, não é descartado pela teoria da relatividade de Einstein, a principal ferramenta da física para o estudo do universo.

Open chat