Lendas que circulam desde a antiguidade e relatos recentes sugerem que os golfinhos podem de fato ajudar a salvar vidas humanas. Em resposta a nosso leitor, um zoólogo da Fiocruz explica o comportamento altruísta desses cetáceos.
O ‘Ginkgo biloba’ é uma das plantas medicinais mais comercializadas no mundo. Seu consumo é indicado para tratar muitos problemas de saúde, mas sua eficácia terapêutica em geral não tem base científica comprovada. Artigo da CH discute a validade do uso dessa planta, que pode inclusive causar efeitos adversos.
Há referências a estudos de fenômenos astronômicos na China, na Índia e no Egito, mas não se sabe exatamente quando teve início a astronomia. Um pesquisador da UFPR fala sobre as observações dos astros feitas pelas civilizações antigas em resposta à dúvida de nossa leitora.
A criação de peixes ornamentais é uma atividade de lazer muito popular, mas constitui uma ameaça aos ecossistemas marinhos e de água doce. Quando libertados na natureza, os peixes de aquário podem gerar impactos ambientais e até prejudicar a saúde humana.