A internação involuntária de dependentes químicos é o tema da seção Polêmica da CH 295. O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva defende que, diante da incapacidade do doente, cabe ao médico, à família e ao poder público garantir-lhe a melhor assistência.
Dependentes químicos devem ser internados contra a sua vontade para tratamento? Em um dos artigos de estreia da seção ‘Polêmica’ na CH 295, o psiquiatra Pedro Gabriel Delgado destaca os limites da intervenção do Estado nesses casos.
Artigo da CH 295 apresenta as cangas, afloramentos de rochas ferruginosas que abrigam dezenas de espécies raras e recobrem imensas jazidas de minério de ferro. Devido à falta de políticas públicas adequadas, esses ambientes estão entre os mais ameaçados do país.
Nas últimas décadas, o Brasil consolidou seu crescimento econômico em detrimento do sistema urbano. Em sua coluna na CH, Sérgio Magalhães enfatiza a necessidade de se projetar a expansão das cidades brasileiras, levando em conta suas carências e virtudes.
Uma inscrição maia tem sido interpretada como um aviso de que o mundo vai acabar no fim deste ano. No entanto, uma análise do complexo sistema de calendários elaborados por essa civilização mostra que essa interpretação catastrófica é equivocada. Este é o tema do artigo de capa da CH 295.