Desvendando o Cosmos

Mais um Nobel devido a Einstein

A relatividade geral – teoria da gravitação apresentada ao mundo há cerca de 100 anos por Albert Einstein – tem tido protagonismo surpreendente – e merecido – nos temas contemplados pelo Nobel de Física. Este ano, o prêmio foi para buracos negros.

Surge a vida aqui. E… lá fora?

A primavera é vista como o retorno da vida. Com a chegada da estação ao hemisfério Sul da Terra, veio também uma notícia de enorme repercussão: molécula detectada na atmosfera de Vênus poderia ser produzida por microrganismos.

O misterioso passar do tempo

Quando estamos nos divertindo, o tempo parece voar. Quando fazemos algo que nos aborrece, essa entidade misteriosa nos dá a impressão de quase congelar seu fluxo. Afinal, o que é o tempo? Existe um só tempo? Mais: o tempo existe?

O desafio para compreender a natureza

Hoje, de um cantinho insignificante do universo, somos capazes de entender um sem-número de fenômenos cósmicos. Essa história começou com a observação do céu e a tentativa de entender o movimento da Terra e dos planetas.

Sensações térmicas

No inverno, tentamos nos proteger do frio. Mas, ao longo dos últimos 100 anos, os físicos perseguiram um frio extremo, ao levar a matéria a temperaturas baixíssimas. Isso permitiu a descoberta de novos fenômenos e materiais úteis.

A dança celeste

Dia, noite, fases da Lua... Podemos perceber uma parte da dança que os astros fazem no céu. Mas muito dessa coreografia – aparentemente imutável – nos escapa aos olhos. Entra em cena então a física, cuja precisão levou à descoberta não só de novos planetas, mas também de fenômenos cósmicos.

A busca pelo equilíbrio nas crises

A física pode nos dar uma visão peculiar de uma pandemia. Esta seria resultado de um sistema que saiu de seu equilíbrio. No caso, gerando um vírus que sofreu mutações e passou a ser transmitido para (e entre) humanos.

A visão iluminada de Einstein

Em 1905, um jovem físico desconhecido alterou para sempre o que entendemos como espaço e tempo. E foi além: propôs que a luz ‒ tida até então como uma onda ‒ era também formada por partículas. Os desdobramentos desses feitos foram imensos para a física.

Open chat