Departamento de Física
Universidade Federal de São Carlos (SP)

É cada vez mais intensa a busca por materiais que possam não só melhorar a eficiência de motores elétricos e baterias, mas também gerar eletricidade de baixo impacto ambiental. Não investir nessa área pode levar à dependência de tecnologias estratégicas

CRÉDITO: IMAGEM ADOBESTOCK

As mudanças climáticas, causadas pelo aumento da temperatura média de nosso planeta, como consequência da emissão humana de gás carbônico (CO2), é uma das constatações científicas mais importantes das últimas décadas. 

Para tentar diminuir os efeitos adversos dessas mudanças, os países estão implementando medidas tanto para diminuir as emissões desse gás quanto para sequestrá-lo da atmosfera. Os principais emissores são os combustíveis fósseis, usados em veículos e para produzir energia elétrica. 

Substituí-los por eletricidade produzida com baixa emissão de CO2 é a alternativa mais relevante neste momento – daí, a importância do uso de energia solar, eólica e outras que possam gerar eletricidade em alta escala.

Um ponto crucial nesse processo de transição energética é o desenvolvimento de dispositivos elétricos que sejam cada vez mais eficientes. Por isso, a alternativa do carro elétrico se mostra interessante: têm praticamente o dobro da eficiência dos movidos a gasolina ou etanol, que perdem boa parte de sua energia na forma de calor.

Um dos requisitos para produzir carros elétricos com alto rendimento é termos materiais magnéticos capazes de gerar altos campos magnéticos.

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