Entrevista

Brasil em crise hídrica e científica

Membro do IPCC e recém-eleito vice-presidente da SBPC, o físico Paulo Artaxo alerta para os vários fatores que levam a mais uma crise hídrica no país: mudanças climáticas, desmatamento da Amazônia e falta de planejamento energético, fatores que podem ser combatidos com investimentos em ciência.

O DNA da biodiversidade perdida nas queimadas do Pantanal

Pesquisador da Fiocruz, Alberto Dávila conta como criou o projeto Ciência Cidadã Pantanal, para avaliar, por meio da tecnologia do sequenciamento do DNA e da participação da comunidade, quais os danos ambientais dos incêndios de 2020, os maiores já registrados no bioma do Centro-Oeste brasileiro.

A matemática vivida em uma vila

Imagine um país com dezenas de milhões de habitantes, com sérios problemas no sistema educacional, uma alta desigualdade social e uma paixão quase insana pelo futebol. Foi lá, na Turquia, que brotou uma extraordinária experiência de aprendizagem conhecida como a Vila Matemática, fruto do trabalho do matemático Ali Nesin, o entrevistado da CH deste mês.

As barreiras que (ainda) impedem o avanço feminino na ciência

Com uma carreira expressiva em ensino e pesquisa, a química Maria Domingues Vargas fala dos estereótipos de gênero e dos vieses inconscientes combatidos pelo Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, da Universidade Federal Fluminense.

Todo o poder dos dados

Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Marcos Dantas fala da importância de regular plataformas digitais como Facebook e Google, que usam os dados dos usuários do mundo todo para lucrar em seu país de origem, os Estados Unidos.

Uma prova à prova de pandemia e negacionismo

Coordenadora-geral da Olimpíada Nacional em História do Brasil, a professora da Unicamp Cris Meneguello conta como nem a covid-19 atrapalhou a realização da 12ª edição da competição, que, baseada em documentos, leitura e análise crítica de fontes, proporciona uma visão mais ampla do país .

A inteligência artificial precisa da diversidade

Professora do Instituto de Computação da Unicamp, Sandra Avila explica como a tecnologia pode resolver inúmeros problemas dos brasileiros, mas pondera que cuidados são essenciais para não atender só a uma parte da população e aprofundar a desigualdade.

Um futuro de calor, seca e fogo

Pesquisadora dedicada ao monitoramento de incêndios na natureza e suas interações com o clima e a ação humana, Renata Libonati fala da importância dos satélites para combater grandes desastres, como o que afeta o Pantanal, e da influência do aquecimento global na ocorrência de eventos extremos.

Open chat